quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GAIVOTAS...



FERNÃO CAPELO GAIVOTA

“Todo o vosso corpo, desde a ponta de uma asa até à ponta de outra asa – costumava dizer Fernão – não é mais do que o vosso próprio pensamento, uma forma que podem ver.
Quebrem as correntes do pensamento e conseguirão quebrar as correntes do corpo.”
(Richard Bach)

Estas imagens das gaivotas que registei na Praia de Espinho, uma linda cidade do Distrito de Aveiro, fizeram-me recordar este livro que me foi oferecido pelo meu primo Tona e que adorei ler:

Uma gaivota de nome Fernão, decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar.
A história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode modificar, e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã.

É uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.



Caminhei pela marginal da Praia de Espinho com as minhas duas princesinhas, e avistei estes barcos e estas gaivotas e não resisti, deixei as duas numa esplanada e lá fui até este lindo local que fica na zona Sul.









Este peixinho (petinguinha) muito fresquinho, estava a ser vendido na marginal e comprei a um euro o quilo:-)
As redes são reparadas manualmente pelos pescadores






Depois voltamos para casa porque estava na hora da "refeição" da princesita mais pequenita:-)

26 comentários:

Agulheta disse...

Olá Ana. Vou ser a primeira a comentar.De regresso a meu lar,venho visitar os amigos,conheco bem esta pria e fizeste bem na forma de fotografar o lindo da mesma,as gaivotas eu adoro olhar para elas num voo,livre e perdido.No regresso passei perto,da tua cidade e muito me lembrei de ti,ficará para outra altura.
Beijinho e tudo de bom desejo.

lis disse...

Ana , querida
Nem tinha vindo aqui ainda e já tinha postado o mar azul esverdeado do seu Be Happy.Veja lá depois.Coincidencia chegarmos juntas, ao mar...
Essas fotos e essas gaivotas estao maravilhosas,Ana. Colheste bem, cada pedacinho do mar, com seus barcos, as redes dos pescadores, os peixes saborosos , as gaivotas, enfim , linda postagem.
Vou ser sócia agora, sempre que postar sobre mar, venho no seu blog rsrs, sei que minha amiga gosta de compartilhar, não?
Beijinhos e muito afeto

Uma estrela errante disse...

Olá amiga,

Com imenso prazer vejo e revejo as tuas fotos:) Muito boas.Parabéns amiga.
Momentos que eternizamos.

Beijinhos muitos

Isa

Anónimo disse...

sem palavras cada dia mais e melhores e nunca me levas contigo,parabéns amiga Ana lindos trabalhos fotograficos e um lindo poema acompanhar bjs.
José Costa

RETIRO do ÉDEN disse...

Querida Ana,

Numa fugida...para apanhar a net, com a Lua cheia por tecto estou lembrando que a tua Margarida está a fazer dois mesinhos. Bjs.para ti e família.
Não consigo ler em profundidade o teu tema...mas é um dos meus livros de cabeceira... as fotos deu para ver que estão uma maravilha.
Bjs. até 07.09.09.
Mer

Teresa Calcao disse...

Ola minha querida,
Ja ouvi falar muito desse livro mas nunca o li.....talvez um dia destes me deixes o teu ca em casa para entao me familiarizar com o conteudo......lol!
Sobre as fotos....lindas como sempre,ate pensei que tivesses fotografado tudo isso aqui na Vagueira......com essa petinguinha prateada e a saltar do cabaz....
Beijinhos com cheiro a maresia

Céu Vieira disse...

Olá Ana Paula, bom dia!
As tuas fotos estão lindissimas, têm um colorido maravilhoso. Eu também gosto de fotografar o mar e as gaivotas (quando elas deixam e não batem a asa), mas neste caso elas andavam entretidas com a refeição e tu pumba, toca a clicar, eheheheh! Ainda me lembro de quando eu era pequenita e ía para Espinho nas férias para casa da minha irmã, ouvia-se um pregão assim: " É sardinha linda...é do nosso mar...venha vêr fregueasa!...". Era tão giro... velhos tempos... agora acho que é proibido vender nas ruas e "apreguar", tudo muda, algumas coisas para pior!...
Quanto ao teu livro, já ouvi falar dele, mas ainda não o li.
Olha, nós ontem à noite lá fomos vêr se captavamos a lua e fizémos uns registozitos, mas a minha máquina para noturnos não dá... ficam muito bonitas, mas aparecem sempre uns reflexos nas fotos que estragam tudo. O meu marido diz que é da própria máquina, porque na dele não faz nada disso. Fico danada da vida...lá aparecem aqueles reflexos, parecem (almas do outro mundo) e estragam tudo. Se ainda ao menos o céu tivesse nuvens, disfarçavam, mas estava o céu limpinho, pronto lá ficaram os reflexos. Tanto trabalhinho, andar atrás da lua cheia, encarrapitada por cima das pedras do paredão (em riscos de cair por lá abaixo com o tripé na mão)eheheheheh, para nada! rsrsrsrsrs! As do meu marido ainda ficaram mais ou menos, mas ele não foi para cima das pedras, não apanhou a lua como eu porque a máquina dele para apanhar a lua assim a refectir na água tinha que ir para mais longe, mas pronto, tenho de esperar outra lua cheia, mas com nuvens, para ver se escondem os refexos. Também só experimento mais uma vez, se não der, acabo com os noturnos de uma vez e de andar atrás da lua cheia, eheheheheheheh!
Isto é que foi uma conversata....
Beijocas e um xi grande para ti querida Ana Paula
Bom dia para ti

Céu Vieira disse...

As que publiquei no meu blog, foram as melhorzitas, as outras ficaram horrorosas, rsrsrsrsrsrs
Imagina só o meu trabalhinho...
oh paciência!...
Bjs

Céci disse...

Olá Guga kida,

Olha gosto muito de ver as gaivotas a sobrevoar o mar e a pousar na areia, embora saiba que gaivotas em terra é tempestade no mar, o mar tem uma beleza incomparável quando está bravo.

Não li a história, mas se calhar está na altura.

Gosto muito da praia de Espinho, as veses dou lá um saltinho.

Essa petinguinha muita linda tb ((*_~))

As tua fotos, são aquela máquina, tu n paras, e mostras-nos coisas interesantissimas.

Adoro o teu Blogue e a ti mais um cadinho assim _________________________________

Bjinhos

Céci

Espaço do João disse...

Óh Ana.
Então quem pensavas que fossem as minhas amantes? Sei bem que não me conheces fisicamente, mas acredita que além daquela que me atura há mais de 41 anos , só poderia ser as flores. A natureza está para mim como o ar que respiro.
Belo texto que escolheste e, que lindas fotos. Adoro Aveiro, mas este fim de semana vou levar a minha verdadeira amante até Caminha.Será uma forma de lembrar a nossa lua de mel. Um abraço bem apertado.João

Mariana Emídio disse...

Olá amiga Ana! Parabéns pelas fotos espectaculares e pela sensibilidade que colocas em tudo o que fazes.
Considero lindíssima a citação de Richard Bach "Quebrem as correntes do pensamento e conseguirão quebrar as correntes do corpo."
Um grande beijinho e bom fim de semana!
Mariana

FOTOS-SUSY disse...

OLA ANA, BELISSIMAS FOTOS, DESEJO-TE UM EXCELENTE FIM DE SEMANA...
BEIJO DE AMIZADE!!!


SUSY

Anónimo disse...

O Fernão Capelo Gaivota é um dos bons filmes que eu vi, há muitos anos já. A música do Neil Daimond é daquelas que eu ouço frequentemente. Um beijo

Elvira Carvalho disse...

Lindíssimas as imagens. Também a marginal de Espinho é tão bonita...
Amiga vim buscar o endereço já que não sei porquê reparei que não está linkada.
Um abraço e obrigada pelo carinho.

Cátia disse...

"Cada um de nós é na realidade uma ideia da Grande Gaivota, uma ideia ilimitada da liberdade – costumava dizer-lhes Fernão, à noite, na praia – E o voo de precisão é um passo em direcção à nossa verdadeira natureza. Daí a razão de todo este treino da alta velocidade, baixa velocidade e acrobacias aéreas… "


Tal como a Teresa disse, tambem eu pensei que as fotografias fossem da Vagueira... Tenho fotos impressionantes de lá com a Teresinha... Fotos lindas, sem dúvida!

Beijinho grande
CA

ps - Teresa, quem te terá falado do livro? ;)

RETIRO do ÉDEN disse...

Já de regresso, venho dar-te um beijinho especial pelo dia de hoje.

Fica bem. Fica com o Senhor Jesus.

Bjs.
Mer

poetaeusou . . . disse...

*
que post,
soberbo !!!
e com gaivotas que eu amo,
,

Meus amigos …
E aquele Hino á Alegria !
Em bailados esvoaçantes
Emitindo gritos sonantes
os barcos acompanhando
entre maresias cantantes
A toda á Nazaré gritando
Estamos anunciar vida,
Com esta sardinha querida,
Em acrobacias voando.
,
brisas dançantes, deixo,
,
*

Agulheta disse...

Querida amiga.A minha visita é para falr um pouco,não do post,porque já o fiz,mas para saber se tudo está bem contigo,num gesto de amizade como sempre é minha maneira de ser.
Beijinho no teu coração...mandei maill?

Luna disse...

Estou a ver a princesinha mais pequena vai ser como a avó ou seja disposta para o passeio, conheço Espinho há pouco tempo também fui dar um passeio por aí, a minha filhota vive em Gaia então fica pelo caminho
beijinho

FOTOS-SUSY disse...

OLA ANA, OBRIGADO PELA VISITA, E PELAS BELAS PALAVRAS, POR TE PREOCUPARES PELA MINHA MAE...
QUE TENHAS LINDA NOITE CHEIA DE PAZ E AMOR, AMIGA...
BEIJOS DE AMIZADE!!!


SUSY

José Rasquinho disse...

Olá Ana, adorei as tuas gaivotas, mas as petingas deixaram-me de água-na-boca!!!!
Depois da correria do verão estou tentando voltar à normalidade!
O almoço não está esquecido!
Bjinho.

croqui disse...

hummm fernao capelo gaivota!
de repente fiquei nostalgico :D

belas fotos!

Agulheta disse...

Ana. Passo para deixar abraço amigo e um beijinho,bfs mandei mail.E gostei do cabeçalho do blog?

Lisa

Jorge Monteiro disse...

Olá Ana

Adorei estas fotos da praia de Espinho.
Tenho algumas idênticas deste mesmo local.
Bom fim de semana.
Beijinhos, meus e do Gonçalo

FOTOS-SUSY disse...

OLA ANA, QUE TENHAS UM OPTIMO FIM DE SEMANA, QUERIDA AMIGA...
MUITOS BEIJOS DE CARINHO!!!


SUSY

Anónimo disse...

hello Be Happy !
hace tiempo que pasé por tu Blog. De nuevo vuelvo, y siempre encuentro bellísimas fotos.

Campanita te saluda amistosamente