domingo, 29 de novembro de 2009

O REGRESSO DA PRINCESA...


O Regesso da Princesa:

Não é nenhum conto infantil nem vou falar da minha neta (a quem costumo chamar de "princesa":-)) mas sim do regresso de uma embarcação com esse nome, que tinha saído para a faina da pesca artesanal, na Ria de Aveiro.

Já o Sol estava a "esconder-se" quando encontrei o proprietário da "Princesa" a arrumar as redes e os "apetrechos" de pesca, para estarem "prontos" para o dia seguinte.

Apareceu junto ao muro marginal um amigo dele com quem conversou sobre as "pescarias".

Pedi-lhe para fazer estes registos e limitei-me a observar aquele trabalho que não é nada fácil, acreditem!

E assim os nossos pescadores vivem o tempo, sempre à espera do dia seguinte, do mês seguinte, do ano seguinte...













"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"

Carlos Drummond de Andrade


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PORTAS E JANELAS DA CIDADE DE AVEIRO...


A janelinha do rés-do-chão do infantário da Vera-Cruz

Ontem esteve um dia de Sol neste Outono, mas hoje voltou a chuvinha!

No entanto agasalhei-me e lá tive que ir à Farmácia onde fui no dia em que fiz estes registos que vos vou mostrar nesta mensagem.

O tempo nesse dia estava meio "triste" e apeteceu-me olhar para as "janelas e portas" das casas antigas. Apercebi-me do barulho do motor deste barco, onde passeavam turistas, e só deu mesmo para fazer estes dois "clikes":


Aquele Senhor falou-me "algo" que não entendi, pelo "sotaque" pareceu-me alemão mas como tinha estado a olhar para estas janelas da Escola de Inglês, acenei-lhe também, e só me ocorreu dizer-lhe: - HELLO!:-))


Estes lindos azulejos em relevo e pintados à mão, são desta casa muito antiga:


Estas duas janelas da mesma casa com cortinados diferentes.

Junto de todas as casas existiam carros estacionados ao lado dos passeios, dificultando que os registos ficassem direitinhos, portanto amiguinhos, nada de dizer mal:-))


Aqui tive sorte, o carro que estava estacionado saiu na altura que cheguei:-))


Não pensem que só existem casas com janelas pintadinhas, também encontrei estas ruínas escondidas por um muro alto. Escusado será dizer que tive que subir uns degraus de uma escada para conseguir registar a imagem:-))
Não minto, olhem ao lado desta casa e vejam os carros estacionados junto ao passeio:-))








Quando passar aqui nesta porta como o meu neto, e se ele me perguntar porque razão a porta é do tamanho dele, acreditam que não sei o que lhe vou responder?:-))

sábado, 21 de novembro de 2009

O PROMETIDO É DEVIDO!!!

Este "postalinho" com as cores do Outono ofereço-vos com muito carinho. Podem levá-lo clicando na imagem a fim de o copiarem num tamanho maior. Não será para exporem nos vossos "espaços" aqui na "Blogosfera", mas para o guardarem num "baú" de recordações.


E como o prometido é devido...

Vou então mostrar-vos o 2º. e último Capítulo da Universidade de Aveiro e arredores::-))

Espero que gostem do passeio tanto quanto eu gostei, apesar do vento que "cortava", e fazia com que andasse tudo pelos ares, até levou o "pobre" do meu "guarda-chuvinha", que me faz tanta falta, porque cabia no saco "leva tudo" (a minha carteira a "tiracolo" para ficar com as mãos livres para agarrar na máquina), a mim não me levou porque sou bem pesadinha!:-))

Imaginem se não levava o meu fato de treino que tem capuz! Fiquei toda molhadinha com uma chuvada, chamada "garroa" (regionalismo) aqui em Aveiro.:-)) Nem tudo é mau, acreditem! Quando cheguei a casa tomei um banhinho bem quentinho, que me soube às mil maravilhas!!!

Enfim "já chega de paleio fiado que não enche barriga":-)) e vamos às imagens, porque se não fosse a tal chuvada, (zurbada ou "garroa") a vossa amiga ficava na rua o resto do dia, enquanto tivesse bateria na máquina, não acreditam?:-)))Foi aqui que fiquei a olhar esta casa em ruínas, e que vamos agora explorar:-))

Se o meu amiguinho Manuel Morgado (escritor do Biscuit) espreitar esta mensagem, vai dizer que é verdade o que vos vou dizer: Estas heras que ficam com as folhas avermelhadas existem no nosso Reino da Vista-Alegre onde brincavamos quando eramos crianças. - Não é Néu?:-))Pronto saí por este (que já foi) portão e fui apanhar ainda mais vento na cara, mas acham que não ía ver a minha Ria?:-)))Não sejas "tolinha" Ana Paula entra nesta entrada da Universidade e volta para lá, porque o vento ainda te leva ou podes apanhar uma gripe de A a Z:-))
Fui até ao campo de jogos e estavam no treino das "escolinhas"Ao lado do campo fica o Seminário Santa Joana, onde os pais das crianças estacionaram os carros. Ainda estive para entrar e falar com o João Alves um jovem padre meu conhecido e também amigo no hi5:-))Sou mesmo uma completa adolescente como diz a minha filhota!:-)) Saí deste local e fui tomar um café perto do Jardim da Baixa de Santo António, mas o tempo já estava a escurecer...E o lago dos patos estava deserto, eles deviam estar escondidos porque sabiam que ia chover.
Passei por esta casa onde os tapetes estavam a secar, será que os recolheram quando começou a chover?Estava a acabar de fotografar esta casa em ruínas, que já foi "assaltada" pelos coleccionadores de azulejos antigos, quando fui "assolada" por uma chuvada e uma ventania tão forte que levou o meu "pobre" guarda-chuva e que ficou todo "partidinho". Depois fui buscá-lo e coloquei-o num ecoponto no contentor amarelo:-))) ___________________________________________________

E hoje ao fim da tarde recebi este "miminho" da minha amiga Céu que diz no seu Blog:
http://mclvieira.blogspot.com/
"Ofereço este video com muito carinho à minha amiga Ana Paula Lourenço, produzido com fotos da autoria dela e minha e com esta inesquecivel música da nossa juventude. 20 ANOS - JOSÉ CID ":

Obrigada Céu, pela tua amizade e carinho, um grande beijinho muito especial