sábado, 2 de outubro de 2010
Flamingos na Ria de Aveiro
Flamingos na Ria de Aveiro
Este tema é o primeiro de muitos que iremos estudar neste ano lectivo que já começou, só que a "Prof":-) vai "trabalhar" por pesquisas na internet ou em livros.
Pensavam que iria dar-vos aulas através dos seus conhecimentos na matéria?
Até podia mas não iriam gostar de "coisas" que aprendeu, esta matéria é "super" mais interessante. Estão prontos para a aula?
Vamos então começar:-)
Nome vulgar: Flamingo
Nome científico: Phoenicopterus roseus
Dimensão: 120-145 cm; envergadura 140-170 cm
Descrição: caracteriza-se pela plumagem rosada; o pescoço é muito longo e as patas também longas; o bico é espesso e anguloso.
Espécies semelhantes: inconfundível; as outras espécies de flamingos não ocorrem habitualmente na Europa.
Habitat: principalmente estuários, lagoas costeiras e salinas; ocasionalmente açudes no interior do território.
Distribuição: os estuários do Tejo e do Sado e a reserva de Castro Marim reúnem habitualmente muitas centenas de flamingos; outros locais onde a espécie ocorre regularmente, em números variáveis, incluem a RIA DE AVEIRO, o estuário do Mondego, a lagoa de Óbidos, a ria de Alvor e a ria Formosa.
Fonte:http://jornal.quercus.pt/
Estatuto migratório: errático e dispersivo; a espécie pode ser vista em Portugal em todos os meses do ano, sabendo-se que aqui ocorrem indivíduos provenientes das colónias espanholas e francesas, mas o padrão de migração desta espécie não se encontra totalmente esclarecido. (Gonçalo Elias)
Vi alguns muito pequenos e com as penas ainda muito escuras, possivelmente nasceram em Aveiro, portanto são "cagaréus"*
Gostaram da aula? Penso que sim.:-)
*cagaréu (regionalismo) designação dada aos pescadores da cidade de Aveiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
18 comentários:
Nunca os vi por aí...
Questão de época, não é?
Belas imagens, PAULA !
Um beijo.
QUe lindos amiga! Obrigada pela lição! As fotos estõ maravilhosas!
Beijinhos!
olá boa noite amiga Ana!
lindas como sempre, e que tu sabes fazer, sempre a descobrir novos caminhos e a dar lições não só de biologia, mas também de como se fotografa flamingos sem ser desfocados como algumas que já vi por aqui, e obrigada pela partilha de uma nova experiência e pelas lindas imagens que sempre bem sabes partilhar com todos os amigos tenho que ir a Aveiro ver se apanho os teus flamingos, quando é que eles estaram rosados ou de cor de salmão, ou de que cor ficam??bem amiga por hoje é só quero desejar-te um excelente final de semana e fico esperando mais fotos pois sei que tens muitas e sempre com a mesma beleza e encanto saude bjs.
José Costa
Acho lindos os flamingos e quando estão em um só pé acho interessante o seu equilíbrio,claro que gostei da aula é sempre bom aprendermos algo e as tuas fotos estão deliciosas, com muita pena minha nunca encontrei flamingos na ria, só gaivotas
beijinhos
*
uma douta aula,
erudita, magnânima,
sem qualquer tipo de retórica,
em suma um belo post., parabéns !,
,
andei várias vezes á procura
desse paraíso, nunca o detectei !
,
estimas esvoaçantes,
deixo,
,
*
Querida Ana.
Ainda bem que voltou.
Já sentiamos a falta.
Belo tema sobre os flamingos. Intrigante como aves migratórias, pois sei que muitas numca chegam a emigrar. São como nós, alguns voltam à mãe pátria, outros não regressam.
Quanto a chamar Cagaréus aos aveirenses, segundo o nosso falecido Fernando Pessa,não era generalizado aos Aveirenses mas se bem me lembro aos habitantes duma freguesa de Aveiro. Estou certo ou errado?. Eu gosto muito de história e, por conseguinte gostaria de ser mais ilucidado. Pode ser? Espero não ser mal interpretado.Eu também me considero um emigrante mas, lá de quando em quando, regresso às origens.
Tem um bom fim de semana. Um abraço à distância. João
Obrigada pelas belas fotos, pelo texto/lição, por voltares a presentear-nos com o teu espaço rico de sabedoria e amor, por tudo e pela mãe Natureza.
Bem-hajas.
Forte abraço carinhoso e saudoso.
Mer
Desde Angola que não via tanto flamingo junto, adorei.
Olá Ana!
Já vi que ficaste "apaixonada" por estes modelos animais de perna longa!
Normalmente modelos de passerelle sao sempre bons é de pernas compridas, será que esses passam no casting!? Hehe!
Gostei de todas as fotografias! Alías como já te tinha escrito no Facebook... gostava de um dia poder ver e fotografar alguns flamingos também!
Cuidado com o mão tempo!
Ana Querida.Sabes sou apaixonada por aves,os flamingos são de uma elegância!Já tive um blog,não neste servidor,onde falava da natureza em todo,depois um dia me deu e apaguei,mas ainda vou pensar uma vez que agora vamos para o inverno e temos mais tempo dentro de casa.
Beijinho e tudo de bom desejo.
Lisa
Excelente colecção de fotos. Gostei muito de as ver. Um beijo, Ana.
Minha linda Ana
distraí-me e nao vi voce voltando com uma aula maravilhosa sobre essa elegante ave, E as imagens estão fantásticas!
muito te agradeço seu último comentário , sua delicadeza e carinho estou saindo de uma gripe fortíssima que me tirou de ação!
te adoro , nao me esqueça!
beijinhos
Que excelente trabalho, meu amigo!
Um forte abraço.
Olá Guga!
Muito bonitas as fotos, e a aula. Adorei.
Bjinhos
Céci
Estão uma maravilha estas imagens Ana Paula, como já comentei noutro sítio!! rrrsss
Quando passamos para esses lados, ponho logo o olho a ver se eles por lá andam!! Mas nem sempre estão! São elegantíssimas estas aves e fazem umas fotos excelentes como se vê nestes teus cliks.
Bjiiiinhos amiga
Laura
Gostei muito ó stora, muito, já que adoro flamingos desde que me conheço, a sua elegância nas pernas altas, a cor, ah, uma maravilha. Obrigadinha pela lição..quando posso receeber o diploma? hum...sai réguada?
Um beijinho da aluna chatinha, laura
Com que então? A menina, apaixonou-se pelos flamingos e, não aproveita um pouquinho de tempo para fazer a geleia de marmelo? É só fazer marmelada? Pouco mais tempo leva a geleia. Vá lá quando fizer a marmelada( de marmelo ) faça um pouco de geleia.
Adoro o teu blog ! (:D)
Enviar um comentário