Aveiro - Região dos Ovos Moles
Nunca é demais publicitar a herança da tradição conventual aveirense, os famosos OVOS MOLES, um dos produtos mais conhecidos da região e da cidade de Aveiro.
Esta receita dos ovos moles foi adicionada no BE HAPPY há já muito tempo, quando o espaço foi criado.
Pois é queridos amigos, o tempo voa e no final deste mês, mais propriamente no dia 31 já vai completar TRÊS PRIMAVERAS:-)
E como em todos os aniversários há sempre docinhos, :-) neste tinha que haver os OVOS MOLES porque são da Região de Aveiro e foi o primeiro doce de origem conventual a ser qualificado no espaço comunitário e também o primeiro em Portugal.
Fica aqui mais uma vez a receita para os que não conhecem:
8 gemas de ovos ;
300 g de açúcar ;
60 g de farinha de arroz
Confecção: Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C). Entretanto, dissolve-se a farinha de arroz em 1,5 dl de água fria. Adiciona-se o açúcar a esta solução e leva-se a mistura a cozer durante 5 minutos. Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se uma pequena porção deste preparado morno ás gemas. Misturam-se os dois elementos e leva-se tudo novamente ao lume para cozer as gemas e engrossar, até os ovos-moles terem a espessura desejada. Servem para rechear moldes de hóstia ou encher barricas de madeira. Antigamente, por uma questão de poupança, juntava-se aos ovos-moles arroz cozido ou farinha de arroz.
Essa prática é ainda hoje frequente, embora negada por todos os fabricantes de ovos-moles de Aveiro. Há também quem utilize a água de cozer o arroz sem ser lavado.
Podem servir-se, chegam para todos os que passarem por aqui:-)
quinta-feira, 19 de maio de 2011
AVEIRO REGIÃO DOS OVOS MOLES
segunda-feira, 16 de maio de 2011
No Museu Marítimo de Ílhavo...

Fui convidada para acompanhar os amigos Martins e esposa, porque sabem do meu interesse por tudo o que esteja relacionado com o MAR, uma vez que também estive ligada a ele, durante toda a minha vida profissional.
Antes da sessão iniciar tive o privilégio de encontrar amigos meus com quem trabalhei e conhecer pessoalmente o Sr. Vice-Almirante Henrique Fonseca, que é uma pessoa muito simpática! Verifiquei também no discurso que proferiu, que tem bom humor, fazendo sorrir a plateia, que o ouviu com muito agrado.:-)
Deixo um pequeno resumo do Livro, que copiei do Blog do meu amigo Martins:
FRAGATA JOÃO BELO
"Trata-se de um clássico, de um livro publicado em 1972, onde é relatada a história da nossa arma submarina a par de episódios da navegação e da guerra submarina em geral e onde nos é dado o seu enquadramento histórico na vida nacional. É um texto muito interessante, que se lê com rapidez e agrado, ilustrado com numerosas fotografias, algumas muito curiosas, e onde estão repositadas tantas vivências, que já são História e que em nossa opinião merecem ser de novo publicadas e publicitadas./..."









PROGRAMA
18 de Maio de 2010
: 10h-18h Dia Aberto
: Serviço Educativo “Museus e Memória”
21 de Maio de 2010
: 17h Concerto de Primavera
: 18h Sessão comemorativa
: Mesa-redonda sobre Património Marítimo e Modelismo Náutico com o Professor Joaquim Pais
de Brito (Director do Museu Nacional de Antropologia) e o Doutor Luís Martins (Antropólogo)
: Apresentação do Livro-catálogo Tudo num Barco - Património Marítimo e Cultura Popular
: Entrega dos prémios do I Concurso de Modelismo Náutico do MMI
: Inauguração da exposição temporária Fora de Bordo - olhares sobre o Mar Português
entrada livre
Subscrever:
Mensagens (Atom)