quinta-feira, 19 de maio de 2011

AVEIRO REGIÃO DOS OVOS MOLES


Aveiro - Região dos Ovos Moles

Nunca é demais publicitar a herança da tradição conventual aveirense, os famosos OVOS MOLES, um dos produtos mais conhecidos da região e da cidade de Aveiro.

Esta receita dos ovos moles foi adicionada no BE HAPPY há já muito tempo, quando o espaço foi criado.

Pois é queridos amigos, o tempo voa e no final deste mês, mais propriamente no dia 31 já vai completar TRÊS PRIMAVERAS:-)

E como em todos os aniversários há sempre docinhos, :-) neste tinha que haver os OVOS MOLES porque são da Região de Aveiro e foi o primeiro doce de origem conventual a ser qualificado no espaço comunitário e também o primeiro em Portugal.


Fica aqui mais uma vez a receita para os que não conhecem:

8 gemas de ovos ;
300 g de açúcar ;
60 g de farinha de arroz

Confecção: Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C). Entretanto, dissolve-se a farinha de arroz em 1,5 dl de água fria. Adiciona-se o açúcar a esta solução e leva-se a mistura a cozer durante 5 minutos. Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se uma pequena porção deste preparado morno ás gemas. Misturam-se os dois elementos e leva-se tudo novamente ao lume para cozer as gemas e engrossar, até os ovos-moles terem a espessura desejada. Servem para rechear moldes de hóstia ou encher barricas de madeira. Antigamente, por uma questão de poupança, juntava-se aos ovos-moles arroz cozido ou farinha de arroz.

Essa prática é ainda hoje frequente, embora negada por todos os fabricantes de ovos-moles de Aveiro. Há também quem utilize a água de cozer o arroz sem ser lavado.
Podem servir-se, chegam para todos os que passarem por aqui:-)










segunda-feira, 16 de maio de 2011

No Museu Marítimo de Ílhavo...

Foi no Museu Marítimo de Ílhavo, que no passado dia 10 de Maio, assisti ao lançamento da 3ª. Edição do Livro "Os Submarinos na Marinha Portuguesa" e cuja apresentação esteve a cargo do Vice-Almirande Tito Cerqueira com a presença de outras individualidades ligadas à Marinha, à Câmara de Ílhavo e ao ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Aveiro, que patrocinou o evento.

Fui convidada para acompanhar os amigos Martins e esposa, porque sabem do meu interesse por tudo o que esteja relacionado com o MAR, uma vez que também estive ligada a ele, durante toda a minha vida profissional.

Antes da sessão iniciar tive o privilégio de encontrar amigos meus com quem trabalhei e conhecer pessoalmente o Sr. Vice-Almirante Henrique Fonseca, que é uma pessoa muito simpática! Verifiquei também no discurso que proferiu, que tem bom humor, fazendo sorrir a plateia, que o ouviu com muito agrado.:-)

Deixo um pequeno resumo do Livro, que copiei do Blog do meu amigo Martins:

FRAGATA JOÃO BELO


"Trata-se de um clássico, de um livro publicado em 1972, onde é relatada a história da nossa arma submarina a par de episódios da navegação e da guerra submarina em geral e onde nos é dado o seu enquadramento histórico na vida nacional. É um texto muito interessante, que se lê com rapidez e agrado, ilustrado com numerosas fotografias, algumas muito curiosas, e onde estão repositadas tantas vivências, que já são História e que em nossa opinião merecem ser de novo publicadas e publicitadas./..."


O meu amigo Martins a despedir-se do Vice-Almirante Henrique da Fonseca, que com ele integrou a tripulação da Fragata João Belo, no final dos anos sessenta
O livro "Os submarinhos na Marinha Portuguesa"
Imagens que registei no MUSEU MARÍTIMO




Podem consultar o site do Museu acima indicado, nele encontrarão o programa de visitas gratuítas neste mês de Maio:

PROGRAMA

18 de Maio de 2010

: 10h-18h Dia Aberto
: Serviço Educativo “Museus e Memória”

21 de Maio de 2010

: 17h Concerto de Primavera
: 18h Sessão comemorativa
: Mesa-redonda sobre Património Marítimo e Modelismo Náutico com o Professor Joaquim Pais
de Brito (Director do Museu Nacional de Antropologia) e o Doutor Luís Martins (Antropólogo)
: Apresentação do Livro-catálogo Tudo num Barco - Património Marítimo e Cultura Popular
: Entrega dos prémios do I Concurso de Modelismo Náutico do MMI
: Inauguração da exposição temporária Fora de Bordo - olhares sobre o Mar Português

entrada livre