segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O mais é nada - Fernando Pessoa

Esta bela foto foi escolhida por mim para ilustrar este extraordinário texto de Fernando Pessoa, dos escritores de língua portuguesa que mais admiro e está exposta actualmente na Galeria:

http://www.fotogenico.net/fotogenico/modules/xcgal/index.php?cat=10268

A esta imagem lindíssima do amanhecer, chamou-lhe "luz ao fundo", e foi-me cedida pelo fotografo Vitor, que se chama na Galeria "Reporter Alentejano".

Achei que essa luz ao fundo é a que necessitamos para seguirmos os conselhos que o sábio e grande escritor, Fernando Pessoa, nos orienta neste belo texto:





O mais é nada - FERNANDO PESSOA

Navega, descobre tesouros, mas não os tires do fundo do mar, o lugar deles é lá. Admira a lua, sonha com ela, mas não a queiras trazer para a terra. Ama o sol, deixa-te acariciar por ele, mas lembra-te que o seu calor é para todos. Sonha com as estrelas, sonha apenas, elas só podem brilhar no céu. Não tentes deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde. Não apares a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o teu. As lágrimas? Não as seques, elas precisam correr na minha, na tua, em todas as faces. O sorriso! Esse deves segurar, não o deixes ir embora, agarra-o! Quem é que amas? Guarda-a dentro de um porta jóias, tranca, perde a chave! Quem amas é a maior jóia que possuis, a mais valiosa. Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, se o milenio é outro, se a idade aumenta. Conserva a vontade de viver, não se chega a parte alguma sem ela. Abre todas as janelas que encontrares e as portas também. Persegue um sonho, mas não o deixes viver sozinho. Alimenta a tua alma com amor, e cura as tuas feridas com carinho. Descubre-te todos os dias, deixa-te levar pelas vontades, mas não enlouqueças por elas. Procura sempre o fim de uma história, seja ela qual for. Dá um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Acelera os pensamentos, mas não permitas que eles te consumam. Olha para o lado, alguém precisa de ti. Abastece o teu coração de fé, não a percas nunca. Mergulha de cabeça nos teus desejos e satisfá-los. Agoniza de dor por um amigo, só deves sair dessa agonia se conseguires tirá-lo também. Procura os teus caminhos, mas não magoes ninguém nessa procura. Arrepende-te, volta atrás, pede perdão! Não te acostumes com o que não te faz feliz, revolta-te quando julgares necessário. Alaga o teu coração de esperanças, mas não deixes que ele se afogue nelas.

Se achares que precisas voltar, volta!

Se perceberes que precisas seguir, segue!

Se estiver tudo errado, começa novamente.

Se estiver tudo certo, continua.

Se sentires saudades, mata-as.

Se perderes um amor, não te percas!

Se o achares, segura-o!

“Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada”.

2 comentários:

Teresa Calcao disse...

Palavras sabias,que aplicadas no nosso dia a dia,faziam toda a diferenca....para um mundo melhor!!!!!
Beijinho muito grande para ti minha querida amiga.

P.S A foto e lindissima...boa escolha!

biscoito disse...

Mto bonitas as tuas fotos, os textos, alias, o teu blog tdo. Parabéns!! :-))