segunda-feira, 25 de maio de 2009

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MÁRIO SACRAMENTO



Estes quadros já existiam no tempo em que frequentei a escola, penso que foram elaborados por alunos do Curso de Cerâmica.




A Escola Secundária fica do lado esquerdo. Nesta avenida e nestes edifícios (lado direito) na altura em que frequentei a escola, eram campos e havia animais a pastarem:-)
Quando frequentei a Escola, era o recreio das meninas:-)
Neste sítio e por uma destas grades fugimos algumas alunas da Escola (para irmos até à Feira de Março), ajudadas pelos rapazes que frequentavam os cursos industriais, que serraram uma das grades, um dia fomos apanhadas:-)

Os grafites que eu adorei ver nas paredes do recreio da Escola, alguns com muita arte.
Que pena no tempo em que frequentei a Escola, não nos deixarem pintar nem fazer um risco:-( e havia um recreio para os meninos e outro para as meninas. Mas tive sorte porque fui de algumas turmas mistas, dado o curso que escolhi:-)












Lisboa e a ponte 25 de Abril


PRONTOS: Desculpem PRONTO:-)




Fernando Pessoa, está demais!!!:-)

Higiene e Segurança no Trabalho, não sei onde é que já ouvi isto:-)






Reciclar: Azul, Amarelo, Verde:-)




Foge...:-)

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (ex-Escola Secundária nº.1 e ex-Escola Industrial e Comercial de Aveiro)


Esta mensagem é dedicada a todos os alunos, professores e restante pessoal, que passaram, ou irão passar por este Estabelecimento de Ensino, que frequentei há mais de quatro décadas.

Ingressei nesta Escola (Escola Industrial e Comercial de Aveiro) com 10 anos de idade, e foi lá que concluí a antiga Secção aos Institutos Comerciais, que dava acesso ao ensino superior.

Agradeço a simpatia que recebi do Senhor Presidente do Conselho Directivo que me autorizou o registo destas imagens.

Para todos os alunos que encontrei no recreio da Escola e que amavelmente se afastaram dos bancos e dos locais que fotografei, desejo o maior sucesso escolar e o meu sincero agradecimento.

Um grande beijinho para todos.

22 comentários:

Olhando o Sol disse...

... e o "repórter" sou eu... Vai lá vai!
Se a National Geographic te descobre, ficas sem saber o que fazer aos caixores de notas de 500 LOLOLOL
Só faltou mesmo apanhares os jovens em plena actividade, ou seja, uns a desenhar os greffitis outros a namorar LOL. Mas tudo bem, excelente metralhada de e.f.c.u.b.c.e.u.o.d.!
:-D
Beijinho!
O Repórter Alentejano.

Olhando o Sol disse...

Olha, deixei paçar um erro otorgafiko, mas fas-de konta k é lengoajaim muderna! LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Céu Vieira disse...

Ói amor...andaste a matar saudades?
Que giro!... O meu marido fez o exame do 5º ano (antigo) neste liceu, só o exame...o ano fê-lo em Oliveira do Bairro, que é a terra dele.
Eu também apanhei a fotomania...! E lembrar, que me fartei de refilar com o meu marido por ele querer comprar uma máquina mais cara...agora, olha, é um para cada lado a clicar, tal e qual como com o computador!...
Mas deixa lá é giro!
És uma querida Ana Paula!
Beijinhos e abraços muito grandes

Persida Silva disse...

Amiga Ana Paula, o coração alegre formosura o rosto e é bem verdade. Defacto este blog foi feito justamente com essa finalidade de poder mais criar amizades e ter paz ao redor de todos os amigos mo blogosfera, amemos uns aous outros, é pois um comandamento novo que o nosso Senhor nos deu, afin de podermos por em pratica no nosso dia a dia. Envio-te muitos beijinhos e uma linda segunda-feira.

poetaeusou . . . disse...

*
raizes de,
José Estevão . . .
,
que surpresa, amiga,
,
conchinhas,
,
*

Agulheta disse...

Olá querida amiga!É sempre bom recordar o tempo,principalmente essa idade? não volta nunca mais,gostei de ver as fotos que partilhas com nós,eu gosto bastante de fotografia,mas o tempo por aqui não tem estado famoso,ainda ontem o dia foi terrivel,chuva e trovoada,nem o computador podia ter ligado,hoje está melhor.
Beijinho de carinho.

ErmeCipry disse...

Bela reportagem Ana Paula!
Também eu frequentei o antigo Curso Geral de Administração e Comércio numa escola que hoje é o Museu José Luciano de Castro aqui em Anadia. Aliá não foi em vão que escolhi Anadia para viver...
Belo espaço.. a casa-escola, já antiga... mas com um jardim maravilhoso! Lembro-me de uma canforeira secular! com raízes que usavamos como bancos. Engraçado também havia o recreio das meninas eles de fato macaco (os de mecãnica) nós de bata azul clara... (ui o que eu embirrava com aquele traje!!!) e o recreio dos rapazes!
Claro que lá trocávamos as voltas ao Director!
Parabéns! Sempre ideias geniais!!!

Ana Sofia V. Sousa disse...

Gostei imenso dos grafitis de lisboa e a ponte 25 de Abril e do de fernando pessoa! O grande escritor portugues (embora nunca tenha acabado de ler "Os Maias" lol)

Um dia hei-de fazer um post sobre a minha cidade ;) inspirado no seu blogue

José Faria disse...

Olá querida Ana!
Peço desculpa pela minha ausência, mas estou sempre que possível a “espreitar” pela janela do teu Blog nas margens da ria de Aveiro plantado.
Nem tempo disponível, nem disposição me tem permitido ler a grandeza das mensagens que me ofereces. Peço-te desculpa!
Tem estado difícil para os meus lados, com doença complicada de um elemento da família, a complicar e a dar voltas inesperadas à vida das famíliaas de que faz faz parte.
Tem sido difícil, com correrias de visitas, de oferta de calor humano e familiar; de procura de remédios para o que já parece não haver remédio.

Peço-te desculpa, mas com tempo virei aqui desabrochar outras Primaveras, quando as tempestades se fizerem ao largo e serem esquecidas, ou pelo menos, arrumadas.

Voltarei a seu tempo.
Beijos e abraços com amizade.

José Faria

Persida Silva disse...

Minha querida Ana Paula, desejo-te um dia muito alegre e muitas bençãos no teu viver de cada dia, juntamente com os teus familiares, são pois meus desejos. É verdade ? Já não sei bem, aonde meti teu endereço mail, se caso poderes envia-lo agradecia-te pois te quero escrever. Agradeço-te pela tua mensagem recebida. Até bem breve amiga minha.
Bjs

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA ANA, QUE BELA REPÓRTER, A TUA CRIATIVIDADE NÃO TEM LIMITES AMIGA... FICO MUITO FELIZ POR TI QUE FAZES O QUE GOSTAS E EU PORQUE ADORO LER E VER... ABRAÇOS DE AMIZADE,
FERNANDINHA

Teresa Calcao disse...

Ola amiguita,
Uma reportagem bem completa da nossa velha escola.....
Ai deixei de ser crianca e flori.....nao so fisicamente como intelectualmente,e as recordacoes desse passado para sempre ficarao .....com uma certa nostalgia!!!!!!!
Beijinhos,

RETIRO do ÉDEN disse...

Obg. por ter espreitado o meu paupérrimo blogue. Ainda ando a aprender...mas o importante é o que tenho mesmo aprendido com os blogues lindos em palavras e conteúdos que proliferam na blogosfera. Ouvia dizer tão mal...mas é preciso é saber fazer a busca acertada.Também fui aluna de uma EIndustrial-F.Feminina-Secção Prep.Magistério. Achei bonito o seu registo e fez-me lembrar esses tempos. Na minha modesta opinião, o ensino devia rever a sua forma "de ensino". Faz actualmente muita falta escolas vocacionadas para o mercado trabalho profissional, a começar logo,logo, a partir dos cerca de 12anos. Fazer uma orientação profissional ás crianças e verem as aptidões que revelam e aí então irem, de imediato, para um ensino que lhes fosse apelativo, cativante, e na sua área para a qual o nosso Deus as trouxe para este Mundo Terra. Cada pessoa é Única e ao invés de obrigarem a todos serem Sr.s Doutores/Engº. desempregados, seríamos mais felizes no que fizéssemos, sem sermos ignorantes..seríamos úteis, e sem abandono escolar por certo....desculpe mas acabei por me alongar...Só não vê quem não quer ver...
Um forte abraço da
Mer

José Rasquinho disse...

Isto é que foi uma reportagem à maneira!!!!
Eu teria muita dificuldade em fazer uma coisa destas, pois andei por várias escolas, e algumas delas já nem existem!
Adorei ver esta série de grafitti! Há por aí muito artista, mas por cá não se valoriza a arte natural; só pode ser artista quem tem dinheiro para fazer um curso superior, e siga as regras impostas!!!!!
Bjinho.

Persida Silva disse...

Obrigada querida madrinha Ana, pois estou satisfeita foi o dia da minha exposição na Associação Portuguesa, pena foi que as fotografias à maioria ficaram todas estragadas, enfim acontece ás vezes coisas assim desagrádaveis, mas; ma mesma não fiquei triste, caminhemos para à frente. A vida é umcombate

Louro disse...

AMIGA ANA, BELAS FOTOGRAFIAS E TEXTO BELÍSSIMO... PARABENS PELA QUALIDADE... BEIJINHOS DE CARINHO,
LOURENÇO

Maria Cristina Mestre disse...

Bem amiga, isto é que é clickar!!!
Boa reportagem, estás quase em fotojornalismo.
Beijo godo.
Tb tenho um novo blog, não deixes de espreitar:
http://olhandosetubal.blogspot.com

O Profeta disse...

No sul mora a saudade
No peito de mulher sem nome nem guarida
Que percorre a beira-mar entoando
Um chamamento de nostalgia

Porque o amor não se detém
Às vezes enlouquece a loucura
Tempestade ou bonança
Planta sedenta da ternura


Boa semana



Mágico beijo

Luna disse...

è bom recordar, amiga, é bom por vezes reviver o passado descobrir as mudanças, e as escolas e recreios para meninas e meninos, as crianças de agora jamais entenderiam,
BJ

conduarte disse...

qUE MALUQUICE ISSO TUDO, MAS É MUITO LEGAL TB. gOSTEI DAS FOTOS, DO COLORIDO DE TUDO!

sÃO OS JOVENS QUE NÃO PARAM... lEGAL


oBRIGADA POR PASSAR NO MEU BLOG, VOU VER O LINK, POSSO ABRIR NÉ?

uM BEIJO, con

Agulheta disse...

Querida amiga.Deves ter as tuas coisas para fazer,mas como não te vi por aqui,deixo o melhor do mundo,abraço e doce beijinho bfs

José Faria disse...

Olá querida amiga Ana.
Pois, vou correndo. O rapaz cunhado já está em casa mas vai aguentando. Agora "corro" para o trabalho, para o teatro, para junto dele, para a poesia, para junto dele de novo, para o condomínio.. volto aos ensaios de teatro mas antes levo-lhe a irmã e depois vou buscá-la.
Mas pronto! Pedalada vou tendo eu para toda e qualquer situação.
Mas só em silêncio e só permito que a questão emotiva, o sentimento flua como descarga.
Fora disso disfarço muito bem, sempre humorista e até saudavelmente extrovertido, para animar e atenuar a nuvem que paira no ar, e que pode de um momento para o outro se abater em tempestade.
Olha, dia 31 vou a rezende, à festa das cerejas em excursão da minha Colectividade.
E depois, bem depois entro de férias, todo o mês de Junho.
E pronto, adoro a arte, a cultura, o património social, natural e histórico que nos ofereces de Aveiro.
Beijos de amizade e Bom fim de Semana.

José Faria