sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AS CRIANÇAS (1º Capítulo)



AS CRIANÇAS SÃO O QUE HÁ DE MAIS PRECIOSO NO MUNDO






E a minha cidade de AVEIRO a marcar presença neste belíssimo painel de azulejo das Fábricas Aleluia, onde estão escritos direitos das CRIANÇAS, que deviam ser cumpridos na íntegra. Se quiserem podem lê-los "clicando" nas imagens. Foi pena o painel estar com a sombra das lindas laranjeiras carregadinhas de laranjas, mas que também enfeitam este maravilhoso jardim.







São neste momento sete da manhã, mas não vou a nenhuma festa! :-))
Talvez porque ontem acordei a esta mesma hora para apanhar o Comboio que me levou até Coimbra.
Lá vai ela começar com os Capítulos! (pensam vocês):-)
É verdade, não é que as fotos tenham ficado com (u.e.c.e.u.o.d. = uma excelente cor e uma óptima definição) como costuma dizer um "nosso" amigo da blogosfera, :-) mas porque fiz à "vontadinha" uns 200 registos (não se assustem porque não vão vê-los todos):-). Necessitava de "material" para o espaço fotográfico onde sou moderadora, que irão servir para exemplo dos temas que diariamente colocamos a concurso, e que dá uma "trabalheira" que pensam? Pronto meti-me nessa "cena" e "Quem Corre Por Gosto Não Cansa" já diz o provérbio popular.:-)
Como as crianças são "O QUE HÁ DE MAIS PRECIOSO NO MUNDO" é por esse Capítulo que vou começar:

Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa (Castanheira de Pêra, 29 de Outubro de 1886 — Lisboa, 16 de Setembro de 1974), mais conhecido por Bissaya Barreto, foi Professor de Medicina da Universidade de Coimbra, e que já nessa época se preocupou com as crianças dessa cidade, a que chamou "crianças da nossa terra". Tenho a certeza que não seriam só as de Coimbra, com que se preocupava, mas as crianças da TERRA!

Em 1958, criou uma Fundação, em Coimbra, que tem o seu nome, justamente na casa onde viveu.


Registos feitos na Maternidade Prof. Bissaya Barreto


Foi aqui que me sentei um bocadinho, a descansar as pernitas, que já tinham andado uns quilómetros, e ainda tinham que andar muito até chegar à Estação dos Comboios (A) que se situa perto do Rio Mondego:-)







Como esta parte dos bancos está à sombra nesta altura já está cheia de musgo, também à chuvinha que tem caído!



Os homens da paz sempre presentes

Próximo Capítulo (Vamos orar pelas crianças, especialmente as que estão em sofrimento?)

Imagem registada no lugar de culto cristão do Instituto de Oncologia de Coimbra

13 comentários:

Anónimo disse...

olá bom dia amiga Ana!
sempre a deslumbrar com tanta beleza com as tuas fotos tu és sem igual parabéns amiga continua assim quero ver mais e muito mais sei que tens muito para nos dar bjs, e um excelente final de semana.

José Costa

Anónimo disse...

n x (E.f.c.u.b.c.e.u.o.d.). Apenas para deixar um beijinho de bom fim-de-semana, regressarei oportunamente para comentar como deve ser.

Eu.

Jorge Monteiro disse...

Olá Ana
Sim... as crianças são o melhor que o Mundo tem e a amiga sabe bem fdemosntrá-lo. Parabéns pelas fotos e especialmente pelo gesto.
Bom fim de semana.
Beijonhos.

RETIRO do ÉDEN disse...

Querida Ana,

Gostei muito dessas belas fotos. As que têm o musgo...deverá ser as pinceladas de Deus...até ficaram mais lindas!

As crianças é o que há de melhor neste Mundo Terra.
Foi um tema muito bem escolhido e apaixonante.
Elas traduzem o Amor e a Verdade os condimentos necessários para se alcançar a Liberdade.
A verdade e o amor caminham juntos...onde um faltar, o outro morrerá.
Obga.pela honra da tua visita, comentário e amizade, no nosso retirito.
Fiquemos com estes elementos fundamentais da nossa vida; Muito Amor e Verdade, igual a Liberdade.
Bjs.sinceros
Mer

poetaeusou . . . disse...

*
e se o melhor do mundo,
são as crianças,
as tuas imagens,
as melhores do mundo, são !
,
conchinhas mareantes, deixo,
,
*

lis disse...

Oi Ana
Todas as fases da vida são importantes e bonitas, mas as crianças tem um lugar preferido no meu coração e também no coração de Jesus que em um de seus sermoes falou: - "Deixai vir a mim as criancinhas e nao a impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará." (Lucas 18,15-17) .
À maternidade Bissaya Barreto e a todas as crianças da nossa terra ,os meus reespeitos e admiração e a voce por tão carinhosa postagem .
As fotos nem precisam de palavras, são sempre maaravilhsas, voce já pode se considerar a mais nova fotógrafa do pedaço rsrs Pudera eu ter esse poder todo de colocar só fotos minhas , minhas incursões fotógraficas são pífias e de ano em ano rsrsrs.
Comungo da mesma ideia sua em orar pelas crianças que sofrem seja onde estiverem.Me uno a voce em oração, quanto mais pedidos mais respostas.
Que seus tesouros estejam lindos , com saude e felizes, uma boa semana e nao demore voltar.
E,obrigada.
Beijinhos

Agulheta disse...

Amiga Ana. Acho que fazes bem em participar,quem sabe se ainda vais ser uma grande fotografa,pelos registos que fazes por aqui? todos eles saiem bem,e goto muito de ver como sabes. Dizes bem que as crianças são e devem ser o futuro,mas sempre gira o mal em volta delas que temos de proteger,para que os lobos não as ataquem como se ouve todos os dias,os chamados "predadores de crianças" deviam ter castigo severo,e não de brados costumes.
Beijinho e bfs Lisa

Logo envio mail?

FOTOS-SUSY disse...

OLA QUERIDA ANA, MARAVILHOSAS FOTOS...SUBLIME TEXTO...AS CRIANCAS SAO O MELHOR DO MUNDO...NOS ENCANTAM A VIDA COM A SUA ALEGRIA E INONCENCIA...VOTOS DE UM OPTIMO FIM DE SEMANA AMIGA, FICA COM DEUS!!!
BEIJOS COM TODO MEU CARINHO E AMIZADE,


SUSY

Anderson Fabiano disse...

ana,
se chegamos aqui, é de se supor, porque fomos crianças bem cuidadas um dia.
nada mais fazemos, portanto, que cuidar do futuro, como nossos antepassados fizeram.
meu carinho, amiga,
anderson fabiano

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDA ANA, AMIGA DO CORAÇÃO... MAGNIFÍCOS REGITOS, DESTE TEU MERITORIO TRABALHO, PARA NOS DARES A COMHECER, O QUE MUITOS DE NÓS DESCONHECIAMOS(EU DESCONHECIA)... ADORO-TE, DESCULPA EU ANDAR POUCO POR AQUI, MAS O MEU CORAÇÃO AINDA ESTÁ MUITO DÉBIL... VOTOS DE UM BOM DOMINGO... ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Luna disse...

Pois é minha querida as crianças são a melhor coisa do mundo, pena que os seus direitos muitas vezes não passe de papeis escritos que ninguém lê ou faz com que se cumpra.
bonito poste
beijinhos

Marco Reis disse...

Ana
Como sempre, um assunto muito bem documentado com fotos interessantes!
Boa semana

Céu Vieira disse...

Olá Ana Paula, boa tarde! Um tema muito interessante este que nos trouxeste hoje!
As fotos estão lindíssimas!...As que têm musgo, ainda es acho mais bonitas, acreditas?
Beijinho amiga