domingo, 28 de fevereiro de 2010

CHEGAMOS A BOM PORTO...

O temporal ontem fez muitos estragos no Norte Litoral, "contemplando" também toda a região de Aveiro, com quedas de árvores, estragos materiais, etc., não tendo havido vítimas. No entanto em Paredes, Distrito do Porto, a queda de uma árvore vitimou um menino de 10 anos que corria atrás de uma bola, estando naquele local, junto a uma Igreja, para frequentar a catequese com outras crianças. Um acontecimento muito triste!:-(
A "tropa" que frequenta a Universidade Senior foi até Sintra para visitar a Quinta da Regaleira onde também me "alistei" e lá escapamos ao "tal" mau tempo, apesar de termos apanhado chuva no entanto o clima estava ameno.
Foi um dia em "cheio" especialmente para mim que pela primeira vez visitei um sítio belíssimo na companhia de "antigos e actuais colegas de estudo" com um "guia" fantástico, o nosso Professor André Matias, ainda jovem, que nos relatou tudo o que estudou e releu, relativamente à história daquela Quinta da Regaleira onde existe um Palácio que foi residencia de veraneio da família de ANTÓNIO AUGUSTO CARVALHO MONTEIRO, concebida em estilo neomanuelino e que constitui um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da paisagem cultural de Sintra.
Enquanto representação do cosmos, aquele jardim do Palácio revela-nos através de lugares de magia e mistério a procura do Paraíso.
Não vou dizer mais nada porque posso "meter água" e já chegou a chuva que apanhamos.:-) No entanto aqueles que tiverem interesse em saber mais sobre esse sítio maravilhoso é só "clicarem" aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Augusto_Carvalho_Monteiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_da_Regaleira#Po.C3.A7o_Inici.C3.A1tico
Chegamos a bom porto foram as últimas palavras que ouvi quando o autocarro "acostou":-) junto do edifício onde funciona a Universidade e em que também a queda de uma árvore provocou estragos numa carrinha que se encontrava estacionada, pertença daquela Instituição.
Ainda hoje regressarei a casa dos meus Príncipes, e será mais uma semana em que irei faltar às aulas, mas primeiro está a família que precisa de mim. Espero que seja só mais esta semaninha, porque felizmente, está tudo a correr bem.:-)
O tempo estava uma maravilha para passear:-) (registo feito através da janela do autocarro) Os meus amiguinhos a admirarem a paisagem:-)"Apanhada" por uma paparazzi a falar ao ouvido de uma amiga que estudou e estuda comigo:-) Ia tudo na leitura... As três Princesinhas uma Psicóloga e duas Assistentes Sociais que nos acompanharam:-) A chegada a Sintra. Caminhavamos a pé para um longo percurso pedreste de quilometros a subir e a descer:-)E foi preciso descer bem fundo para ver a LUZ E chovia "a cantaros":-)
E no autocarro cedido pela Câmara Municipal de Ílhavo, chegamos a bom porto:

14 comentários:

Luna disse...

Sintra tem uma beleza ímpar,gosto muito, de certeza que também gostaste as fotos estão óptimas,com o tempo como estava com tanta chuva conseguiste fazer a tua reportagem ficar como já nos habituaste uma maravilha, fico feliz que a tua princesinha esta bem
beijokas

Agulheta disse...

Querida Ana.Sintra é realmente uma linda cidade,conheço algumas coisas de lá não todas como gostaria.Quando o filho estava na academia,foi lá algumas vezes.A tua reportagem está divinal como sempre, e mesmo com chuva todas as fotos estão lindas.Espero que a tua princesa esteja melhor,como todo o resto de familiares.
Beijinho de amizade Lisa

Céu Vieira disse...

Olá Ana Paula....gostei tanto de viajar contigo através da tua reportagem!!!!
Não conheço Sintra, mas tenho ouvido que é lindíssima!... Um dia tenho de ir lá!
As tuas fotos apesar do tempinho ficaram um espectáculo!
Nós, neste fim de semana, não deu para fazermos nadinha, nem um registozinho!!!! Só chuvinha, só chuvinha.... já estamos cansados de tanta chuvinha, já tenho saudades do sol!!!! O ser humano está a colher o que semeia! Nós também... todo o ser humano! Deus nos ajude a fazer melhor a nossa parte, senão, não sei onde isto vai parar!!!

Fico feliz por saber que a tua princesinha está melhor!!!
Um beijinho p´ra ela, outro p´ra ti e uma boa semana para todos.

Anónimo disse...

Olá miuda
Como é bom voltar aos velhos tempos de livro na mão, só que desta feita é uma escola com mais sabedoria "universidade". Reencontrar velhos amigos e fazer novos, tudo isto nos completa e nos dá grande prazer, aproveita bem, e quero nota positiva no fim.lol
A reportagem fotográfica está fantástica tal como tu és. Beijinho grande para a tua princesa e para ti um jinhooooo
Maria Santos

lis disse...

Oi Ana Paula
Voce ainda está fora de
Aveiro,né?fico feliz de saber que seus príncípes estao bem e que logo voltas.
Psseio lindo em Sintra, essa é outra cidade encantadora,pelo que leio respeito e as provas mostram isso,uma cidade bonita com os telhado amarrozados e amarelo ocre.
deixo beijos , depois volto.

Anónimo disse...

sem palavras amiga Ana!
lindas mesmo a chover tu tens sempre coisas muito bonitas, para partilhar com os amigos,força amiga assim é que é nunca pares gosto de te ver sempre em força a mostrar as tuas qualidades em tudo não só com fotografia mas tu és uma munher de M bem grande tens um coração sem igual boa semana bjs.
J. Costa

RETIRO do ÉDEN disse...

Amiga Ana,
Gostei muito de rever Sintra.
Nota-se pelas fotos, como este ano há ainda mais humidade do que já é habitual em Sintra.
As fotos estão deliciosas.
Fico feliz por tudo estar melhor de saúde com tua família.
Bjs.sinceros
Mer

poetaeusou . . . disse...

*
Sintra
revista por uma
bela Moura . . .
,
parabens,
,
conchinhas, deixo,
,
*

Mariana Emídio disse...

Olá amiguinha Ana!!!!
Mas que belo passeio...pelas fotos dá para imaginar. Ah, quem me dera também ter ido :-)
Obrigada por postares registos magníficos de locais maravilhosos.
Beijinhos alentejanos,
Mariana

Maria Cristina Mestre disse...

O que mais gosto em toda esta tua reportagem é sentir que vives a vida com muita intensidade e alegria.
Tens bons amigos e gostas de tudo que fazes.
Sinto-te feliz.
Beijinho e continua por esse caminho fora...o da felicidade! Bem mereces!
Beijinho amiga!

Unknown disse...

Olha, vieste até à minha terra e não disseste nada!... Nem que fosse só para dar um beijinho :-( Ái de ti se para a próxima não avisares (tau-tau!, como diz o meu primito, hehehe).

Mesmo com o tempo péssimo conseguiste produzir uma foto reportagem muito completa e com belas imagens, parabéns!

Bjoquitas

FOTOS-SUSY disse...

OLA ANA, MAGNIFICA POSTAGEM...UMA LINDA REPORTAGEM...SINTRA E LINDA...QUE TENHA UM FELIZ RESTO DE SEMANA AMIGA!!!
BEIJOS DE AMIZADE,


SUSY

Teresa Calcao disse...

Sim chegamos a bom porto e com uma mala de viagem cheiinha de recordacoes para ternamente guardar e um dia na nostalgia do tempo que nao volta mais,podermos viver novamente estes momentos lindos.....
Uma viagem de estudo,onde fiquei mais enriquecida e bastante orgulhosa do nosso Prof.Andre,pois apesar da sua "tenra idade"...desempenhou a sua tarefa,com um A+.....
Bom fim de semana,amiguita!
Beijinhos





Bom fim de semana,querida amiguita.
Beijinhos

Olhando o Sol disse...

Sim, sim. Eu bem sei que a última vez que aberruntei por estas bandas as galinhas ainda tinham dentes. Daí, talvez por falta de exercício, já tenho o dedo doendo de tanto scrollizar para percorrer a tua publicação toda!
Tudo bem, poder-se-ia dizer que o tempo vos empalitou por mó da chuva e do frio, mas eu aqui no conforto da minha toca tomo a liberdade de discordar.
E discordo porque com o céu nublado e os motivos e os cenários molhados se consegue um conjunto de tonalidades e contrastes bastante agradável, desde que haja o cuidado de definir correctamente o balanço de brancos ou simplesmente deixá-lo em automático.
Não te dou na touca em foto nenhuma, embora para a foto em que apanhaste o edifício do palácio em contraluz te dê a mesma recomendação que dei à Teresa, ou seja, fotografavas deliberadamente escuro, pois é mais fácil abrir as sombras do que tentar apanhar detalhe nas highlights onde ele pode já não existir.
Claro, não podia faltar a mais clássica foto da Quinta da Regaleira, ou seja, o Poço Iniciático!
Olha, moça, gostei imenso desta tua reportagem com cabeça, tronco e membros, e aproveito a deixa para te convidar a veres três fotos que enviei para uma exposição colectiva na Gafanha da Nazaré.
Um beijinho grande para ti.