quarta-feira, 31 de março de 2010

A PRIMAVERA E A CHUVA


- Sais da frente ou não? Se não sais paciencia, vais aparecer no Be Happy:-)
E foi com estas palavras que iniciei os registos fotográficos ontem quando visitamos a Feira de Março de Aveiro, que se realiza anualmente de 25 de Março a 25 de Abril.
Imagens de material bélico do nosso Exército, exposto na Feira de Março:




E lá fui eu voar... que bom!:-)
Andei na roda gigante, e quero voltar a andar com o meu Principesinho:-)
Neste da água não andei, fiquei só a ver:-)
Mas neste andei e foi "bué de fixe":-)
Andei à procura de artesanato e finalmente encontrei:








E com UM POUCO DE SOL e A PRIMAVERA E A CHUVA acabei a visita à Feira de Março.

No regresso, já ao fim da tarde, apanhei uma chuvinha muito "simpática" porque não tinha levado guarda-chuva, mas a seguir o sol raiou e quando cheguei a casa a roupa e o cabelo já estavam secos e felizmente não me constipei.

No entanto como já recebi os três primeiros livros do poeta Joaquim Sustelo, encontrei este maravilhoso poema que se enquadra nesta época do ano, intitulado A PRIMAVERA E A CHUVA editado no livro UM POUCO DE SOL.




A PRIMAVERA E A CHUVA

A Primavera chegou
Sem o sol habitual
A chuva a acompanhou
Está escura mas genial

E fico alegre a olhar
Esta diferente estação
A alma a rejubilar
Tão feliz o coração

Pode esconder-se hoje o sol
Que esta estação sempre tem
Pois a chuva vem em prol
De nós, a fazer o bem

E saio à rua mostrando
Uma alegria sincera
Água caindo, molhando
Mas que é ouro em Primavera

E hão-de vir os poetas
Cantar, de tão radiantes
Hão-de florescer as setas
De Cupido, nos amantes

Hão-de vir campos floridos
À paisagem dar a cor
Corações enternecidos
Ditarão canções de amor

Ó Primavera sublime
Voltaste, já te sorri
Que a poesia se anime
Ela vem tanto de ti...

Poetas, vinde, cantai
Que valor bem alto impera
Um amor que mais atrai
Pois chegou a Primavera

(Joaquim Sustelo)
editado em "Um Pouco de Sol"


E foi este comentário que o amigo Joaquim deixou na anterior mensagem e que podem ver:-)
Boa tarde amiga Ana.

Para além de te agradecer a divulgação que estás a fazer dos meus poemas, quero dizer-te que me sensibiliza muito esse gesto, bem como o teres decidido ficar com todos os meus livros. A poesia normalmente é tão pouco acarinhada que, quando se encontra uma pessoa como tu, a gente emociona-se mesmo.

Concretamente este poema, A GAIVOTA, foi escrito quando estava à espera de ser atendido nas Finanças de Odivelas rsrsrs. Eles têm um ecran onde vão passando as obrigações fiscais dos contribuintes e respectiva calendarização e nesse ecran há um trecho de mar e rochas, com uma gaivota a saltitar dum lado para o outro. Isso inspirou-me o poema. Donde se conclui que estar numa fila nas Finanças pode não ser assim tão mau rsrsrs.

Agradeço também a todos os amigos que se pronunciaram e manifestaram desejo de conhecer o que escrevo. Podem fazê-lo através de http://tardesdeoutono.blogs.sapo.pt ou através de www.google.pt (colocando neste último caso o meu nome para a pesquisa).

Um beijinho para ti.
Um abraço aos outros amigos. Ah e parabéns ao João pelo poema.

Joaquim Sustelo

31 de Março de 2010 13:29

Obrigada amigo Joaquim estou muito feliz porque já tenho muito que ler, mas que venham também os outros porque quero ler "tudinho".:-)


E como o tempo voa e só devo regressar depois da Páscoa desejo a todos umas festas muito felizes!!!
Beijinhos grandes


16 comentários:

RETIRO do ÉDEN disse...

Amiga Ana,
Tudo de bom para ti e família.
Uma Santa Páscoa te desejamos.
Sempre superando mais e melhor os postes que vais colocando.
Bjs.sinceros
Mer e família

Joaquim Sustelo disse...

Amiga Ana,

Para além do passeio bonito e do qual resultou a colocação aqui no Blog de tanta coisa deslumbrante, és de um carinho inexcedível. Não só te bastou divulgares mais um poema meu, como ainda colocaste aqui as capas dos 3 livros que já tens.

Esse poema foi escrito em 2005 quando a chuva nessa entrada da Primavera até era ouro. Não será o caso de agora, que já temos chuva a mais.

Um forte abraço. E muito mas muito obrigado.

Joaquim Sustelo

Agulheta disse...

Querida Ana.Tão bem retratado toda esta reportagem amiga.Olha eu de carrocel não,artesanato gosto muito e admiro os artesões.A poesia maravilhosa,e como diz o escritor,seja bem vindo quem gosta de poesia,e tu fazes parte doleque dos sensiveis e apaixonados pelas palavras.
Beijinho e tudo de bom Lisa

João Menéres disse...

ANA

Felicitações por este post tão completo e tão bonito em todos os seus itens.

Uma Santa Páscoa.

Um beijo.

lis disse...

Oi amiga querida
"A primavera e a chuva" é um ótimo título pra quem espera pacientemente que fique só a primavera e a chuva venha pro Brasil rsrs essa Pascoa vamos passar com dias menos quentes, desde ontem chove gostoso aqui.
Um passeio numa Feira é sempre muito bom pra gente ver novidades .
Aproveitei pra visitar o blog de poesias de Joaquim Sustelo , mais um poeta portugues na minha grande lista.
Amo Portugal poético.
Ah quero agradecer o que me explicou sobre a Ria de Aveiro, já havia lido sobre e esquecido do tal recuo do mar.A costa portuguesa é linda , e esses estuarios que tens aí ,são maravilhosos.É interessante fazer postagens sobre essas belezas, como voce sabe bem.
Boa Páscoa amiga Ana ,muitas bençãos pra voce, sua filha e principezinhos.
beijinhos

Espaço do João disse...

Querida Ana.
Não conheço nada sobre poesia.
Também não conheço Joaquim Sustelo, mas hei-de passar a conhecê-lo, pelo menos agradecer-lhe o ter apreciado o meu pseudo-poema. Co mais tempo falaremos.Boa Páscoa João e Fernanda ( minha jóia )

Luis Miguel Inês disse...

Belo passeio e excelentes registos, agradeço a tua mensagem e também desejo uma Pascoa feliz.Tenho andado um pouco apagado porque tive a minha mulher no hospital mas agora está tudo melhor.Bjs

Laura disse...

Bela feira,a doro a nossa louça e o artesanato estranjeiro em cores garridas...
Ahh andaste com o neto por ali nos ares? eu jé nem seis e terei coragem, xi, é cada susto..
Parabéns ao sustelo e aos seus Livros lindos, que tenha muito, muito sucesso...
Abraço da laura

Luna disse...

Mas que rica passeata, só diversão, aí amiga ao tempo que não via ferros destes,depois muito bonito da tua parte mostrar o trabalho poético deste teu amigo
beijinhos

Mariana Emídio disse...

Minha amiga Ana, obrigada pela partilha de registos tão espectaculares. Fiquei, mais uma vez, fascinada.
Uma Páscoa muito Feliz é o que te desejo amiguinha!!!
Jinhos docinhos,
Mariana

Céu Vieira disse...

Querida Ana Paula, a tua postagem está 10000000********* Parabéns
Celebremos com alegria a ressurreição de Jesus!!!
Desejo que passes um dia de Páscoa muito feliz, com muito carinho, paz e alegria na companhia dos teus principes. São os votos sinceros desta tua amiga Céu Vieira e marido
Beijinhos e abraços de muito carinho para todos vós.

oh,me! disse...

Olá.
Sei que até parece mal, sobretudo porque sou de Aveiro, mas já não ponho os sapatos na FM à alguns 4 anos...
Pelo que deu a perceber nas imagens, está algo diferente. Prometo visita este ano e respectiva análise no meu cantinho.
bjt

poetaeusou . . . disse...

*
Ria de Aveiro
Não podes secar
Deixa-me primeiro
Atravessar.
Sei que alguém
me espera na outra margem
Sei que vem
não é apenas uma miragem.
Deixa-me nadar
até ao meu destino
não me permitas afogar
a meio do caminho.
Pois sei que alguém me espera
e, quem me dera,
que sejas tu que não esqueço
tu por quem não esmoreço.
Que o sol não te faça desaparecer,
que a lua não te leve para longe de mim,
que o nevoeiro não me impeça de te ver,
que a chuva pare de cair, enfim.
Que a gente se encontre a meio da ria,
que o nosso calor aqueça a água fria,
mostremos a todo o mundo que nos amamos,
enquanto a meio da ria dançamos.
,
in-luso-poemas,
,
amiga,
conchinhas solares, deixo,
*

Alguns Sonhos Vividos disse...

Querida Ana, embora atrasada... venho aqui deixar um grande beijinho! E só espero que tenha tido uma PAscoa Super gulosa! Ai os doces...!
Este seu espacinho está cada vez mais mimoso!
Bjinhos grandes! E espero que esteja bem!
Nádia

Sandra Rocha disse...

Minha querida amiga, quem não teve oportunidade de ver a feira, aqui ficamos com uma ideia e com vontade de ter ido :)
Uma bela foto-reportagem.
Um beijinho grande.

Persida Silva disse...

Sem ter tuas notícias escrevo aqui no teu blog, pois que já enviei dois e-mails sem ter tua resposta, de toda a maneira tomei esta decisão de te escrever aqui. Gostaria de ter tuas notícias amiga.
Beijos da tua amiga