domingo, 24 de outubro de 2010

O SAL A RIA...






http://www.av.it.pt/aveirocidade/pt/ria/ria.htm

A Ria é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos.

Existem ainda, espalhadas por toda a laguna, salinas ou marinhas de sal, estando já poucas em laboração, o que julgo ser uma pena dada a grande aplicação desse "bem precioso" que é o SAL, uma matéria-prima utilizada para alguns produtos de qualidade, em que o primeiro é o sal ecológico produzido de forma tradicional, sendo A FLOR DO SAL o "diamante das salinas". O Sal para além de ser utilizado na confecção de alimentos, é como todos sabem, aplicado na fabricação de sabão e nos produtos da cosmética e da higiene corporal.

Refere EDUARDO OLIVEIRA:
http://sites.google.com/site/vivaaria/

«As marinhas de Aveiro precisam de ter bons "MARNOTOS" para "rer" o sal – o que tem de ser feito todos os dias para que ele não vá para o fundo e se misture com a areia e a lama, de modo a se fazer uma cama de sal»

Com a "crise" em que entramos no nosso País penso que seria um trabalho saudável e rentoso para muitos dos nossos jovens que tem ainda um grande futuro pela frente, e que ao mesmo tempo podiam desfrutar da maravilha destas paisagens naturais da nossa linda Ria de Aveiro. Nesse sentido, espero que hajam professores que os incentivem.

Enfim, este assunto daria "pano para mangas" como é costume dizer-se nesta região, portanto vou deixar-vos mais algumas imagens que considero lindas:-)


















Quero agradecer em primeiro lugar ao amigo Zé Costa um jovem fotografo amador que me acompanhou neste dia, pelo seu contributo e aprendizagem que obtive no manuseamento da minha nova máquina Canon. Neste momento posso dizer que já sei mais alguma "coisinha" :-) mas nada comparada com ele, que já executa foto-reportagens a pedido de jornais e outros profissionais da fotografia.
Agradeço também ao dono da marinha particular situada junto à antiga Lota de Aveiro que nos deu autorização para fotografar não só os flamingos, mas tudo o que quisessemos. Ainda há pessoas simpáticas!:-)

14 comentários:

lis disse...

Oi Ana
Muito bom saber mais sobre a Ria de Aveiro, tudo que li e sei a respeito aprendi aqui ,no seu blog.Lembro da sua primeira postagem que fiz perguntas sem noção tal a minha ignorância.
Aso poucos fui pesquisando e penso como voce , tão bom que as escolas promovessem estudos e valorizasse esse "bem precioso" - o sal
Aqui no Brasil temos salinas em algumas regioes praianas , são bem exploradas principalmente no Rio Grande do Norte , as paisagens são belíssimas ( uma inspiração pra fazer um post rsrs)
obrigada pelo carinho , gostei de saber noticias suas , abraços e
aconchego

lis disse...

explicando : a ignorância era por conta da Ria e não do sal ... rs
boa semana , sucesso com a nova máquina ( q luxo amiga) e as fotos não poderia deixar de me encantar, são de excelente qualidade.
Belíssimas , todas , algumas já troxe comigo rsrs
um dia quem sabe? quando "crescer" e tiver uma Canon ... posso postar coisas lindas assim !!
beijinhos

Caramba! parece email ... rsrs

RETIRO do ÉDEN disse...

Mais uma deliciosa reportagem e ideias para se trabalhar a matéria prima existente no nosso país e que está desperdiçada, ou pouco explorada.
Era bom que muitos "senhores" aqui viessem e tudo fizessem para não deixarem acabar esta indústria "natural" e que tanta falta faz, "O SAL".
Umas fotos de sonho.
Forte abraço extensivo a toda a família.
Mer e família

Anónimo disse...

olá amiga Ana!
que é isso de aprender comigo eu é que aprendo contigo, e muito!
sabes que é com muito gosto que faço fotografia contigo,e espero poder fazer muitas e por muitos anos, e o mérito é todo teu eu só procurei a zona e a hora certa, nada mais do que isso, espero que a tua princesa esteja melhor ou até já esteja boa e tu como andas?
e olha esta altura está a ficar boa para fotografar as arvores quando vamos?? bjs e boa semana e as melhoras para todos.
José Costa

Sandra Rocha disse...

Nota-se bem a tua aprendizagem... e sim ainda se encontram pessoas simpáticas mas não muitas, infelizmente :)

Adoro as cores e os reflexos, parabéns.
Bjs e boa semana.

João Menéres disse...

PAULA

Desculparás as minhas ausências?

Bom e muito completo levantamento sobre uma temática tão importante, tanto para a Região, como para o País.

Um beijo.

Agulheta disse...

Amiga Ana. Vejo que te sentes como (peixe na água) ao fotografar o que gostas,de máquina nova melhor ainda,pessoalmente sou amante do mar e rios,de fotografia igual.As salinas de Aveiro são de uma beleza impar,como Aveiro Cidade.Gostei de ler a informação detalhada do processo do sal.
Beijinho de amizade,sempre contigo.
lisa

Luna disse...

nestas minhas ferias na Sicilia fui visitar umas salinas com uma extensão dos dois lados da estrada que não tinham fim mas estavam fechadas pois as aguas tinham vírus.
e nesse momento estava lá e ao mesmo tempo cá a lembrar-me dessa bela cidade onde vives.

beijinhos ternos

Jorge Monteiro disse...

Excelentes fotos da ria... algumas delas dão excelentes p&b.Parabéns e boas fotos com a nova máquina.
Beijinhos.

Espaço do João disse...

Minha querida Paula.
Extrair o sal pelos mais novos à procura de trabalho? Nem pensar, pois se o trabalho dá saúde, que trabalhem os doentes...
Como sempre uma bela sequência de imagens. A Ria de Aveiro, é uma fada madrinha. Gosto imenso dela e, quando passo por essas paragens, não me canso de admirar tanta beleza.
Grato pela passagem em meu espaço. Foi um prazer receber a visita deste simpático casal. Pena que o tempo não deixou que lhes mostrasse um pouco mais desta terra que considero minha. Melhores dias virão. Tem uma bela semana. Um abraço fraterno. João

poetaeusou . . . disse...

*
á Miga,
na Sicília quis provar
a água de umas salinas
e fui alertado para o
não fazer, tinham vírus,
como sou hipocondríaco,
continua a pensar se apanhei
o vírus pela via da respiração,
será que ando a incubar este
salgado vírus ?
,
conchinhas,
,
*

Céu Vieira disse...

Que espectáculo Ana Paula!!! Adorei todas as tuas fotos!! És uma sortuda, apanhaste os Marenotos a trabalhar as Salinas!! Eu nunca os apanhei. Já lá fui algumas vezes para ver se os apanhava, mas nada!! :)))) E a discrição que fizeste acerca da ria de Aveiro está lindíssima e muito bem escrita!! Parabéns

Olha passa pelo meu blog e trás o selinho Prémio Dardos que lá está. O teu blog merece-o.
Boa semana amiga
Bjiiiiinhos

Ainda estás na tua filhota?? A menina não está melhor?? Espero que sim!! E tu, como tens andado??
Desejo que tudo esteja a correr como vocês desejam.
Bjiiiinhos p´ra todos

Sandra disse...

BOM DIA, MUITO ESPECIAL.
VENHO LHE ENTREGAR EM MÃOS UM CONVITE MUITO ESPECIAL PARA A FESTA DE AMANHÃ.
VOU TE ESPERAR COM MUITO CARINHO...

FESTA SURPRESA

LOCAL: CURIOSA.
QUANDO: 16.11.2010
HORARIO: DURANTE TODO O DIA.

VENHA PARTICIPAR. TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR MUITO.
VOCÊ AJUDAR A BRILHANTAR A FESTA.


CONFIRME SEU CONVITE NA CURIOSA.
VOU TE ESPERAR.
VAMOS CANTAR E FESTAR COM MUITA ALEGRIAS.
CARINHOSAMENTE
SANDRA

Maria Cristina Mestre disse...

Grande reportagem! Boas fotos, (a qualidade aumenta)Bonitos reflexos de um dia em que o céu estava espectacualar e tu soubeste aproveitá~lo bem!
Beijinho gordo