sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PINTURAS



O tema que escolhi para esta "aula" é "PINTURA", uma arte que admiro muito!
O Pintor que pretendo dar-vos a conhecer alguns dos seus trabalhos é um "rapazinho":-) que conheço desde criança, e que se chama JÚLIO PIRES que nasceu em Ílhavo em 30 de Outubro de 1964. Tenho uma foto minha já muito antiga, num grupo de amigos, onde ele também figura (ainda muito jovem), em que todos (mais jovens e menos jovens:-))estamos vestidos com trajes carnavalescos, porque tinhamos ido a um dos "famosos" bailes de Carnaval, que nessa época se realizavam no nosso Reino da Vista-Alegre.:-)

Este quadro é da sua autoria e foi copiado do seu Blog:


http://juliopirespintura.blogspot.com/




No passado mês de Julho JÚLIO PIRES foi um dos artistas que obteve um prémio em Espanha com uma das suas obras a que chamou "Conversando com a cabra" mas, por estar ausente noutro País, o referido prémio foi recebido por um amigo seu, conforme podem observar na imagem publicada com o seguinte texto no Blog do Senhor Professor Fernando Martins:

A XVIII edição da Arte no Morrazo, que se realizou, de 11 de Junho a 18 de Julho, em Cangas, na Galiza, encerrou com a entrega dos prémios deste ano, após um mês de exposição.
O certame contou com mais de 1000 obras a concurso de todos os continentes, tendo sido seleccionadas para a mostra final 50 obras de pintura e 20 de escultura, por um júri plural de mais de dez individualidades ligadas às artes plásticas.
Foram atribuídos 12 mil euros em prémios, tendo o Concelho de Cangas entregue dois prémios de 3000 euros e a empresa patrocinadora, os Frigoríficos do Morrazo, outros dois. Luís Melo, artista português, nascido em Moçambique em 1966, com a obra “Ainda não” , e Lito Portela (Espanha, 1958), com a obra “Duplo mexilhão”, foram os vencedores dos prémios do Concelho de Cangas. Os outros dois prémios, entregues pelos Frigoríficos do Morrazo, couberam a José Esteban (Espanha, 1969), com a obra “Os dias da abundância”, e ao artista natural de Ílhavo, Júlio Pires com a obra “Conversando com a cabra”.
Durante a cerimónia de entrega dos prémios, Camilo Camaño, comissário desta mostra e relevante figura das artes plásticas em Espanha, fez um breve relato das obras vencedoras e dos currículos dos artistas, dando amplo destaque a ambos os artistas portugueses, Júlio Pires e Luís Melo, pela qualidade das obras que apresentaram e por os considerar referências das artes plásticas em Portugal.
Publicado por Fernando Martins

http://pela-positiva.blogspot.com/2010/07/pintor-julio-pires-galardoado-em.html


E não fugindo ao tema "Pinturas" deixo-vos algumas imagens que registei na Ria de Aveiro de quadros que não saberia pintar.
Foram momentos fantásticos, alguns proporcionados pelo "patinho lindo" que saiu do seu habitat (junto ao Canal da Fonte Nova) e resolveu vir passear através do canal pelo centro da cidade.
















Gostaram da aula? Se tudo correr bem estarei cá na próxima semana para novo tema:-)

10 comentários:

lis disse...

Oi Ana Paula
Adorei a aula , adoro pintar, também nao sei.
Vou apreciar as obras de Júlio Pires com o link que deixastes ,pela mostra vejo que vou gostar!um pintor já consagrado , obrigada por partilhar conosco.
As fotos do patinho são verdadeiras pinturas Ana, maravilhsas .
És uma artista das lentes, uma bela fotógrafa.
Aguardo o próximo tema deixando votos de saude , alegria e um bom fim de semana
beijinhos e afeto

Agulheta disse...

Querida Ana Paula!É sempre orgulho por menos eu tenho,que artistas do meu país,médicos,poetas e afins sejam reconhecidos pelo seu trabalho,aqui prova isso...parabéns para o auctor,e para ti por divulgares.As tuas fotos da Veneza que é Aveiro cidade sempre gosto de vir aqui não só como sabes,é bom que divulgues para quem não conhece.
Beijinho e bfs de coração
Lisa

RETIRO do ÉDEN disse...

Amiga Ana,
Uma homenagem merecida. Lindas pinturas através do teu olhar e da tua "machine fotográfica"...
Se concorresses em fotografia, ganharias um prémio, tenho a certeza.
Gostei muito de voltar a ver-te por aqui e no "retirito".
Forte abraço e fiquemos com ELE sempre.
Mer

Mariana Emídio disse...

Olá miguinha!
Após um longo período de ausência, é com muita alegria que verifico que a sensibilidade que colocas em cada "olhar" tem vindo a aumentar. Adorei!
Quando eu for "mais crescida", quero ser como tu. Rsrsrsrss

Jinhos gaaandes e bom fim-de-semana!

Mariana

Henrique Samagaio disse...

Já manifestei algumas vezes o meu agrado pelas tuas belíssimas fotos. Não restam quaisquer dúvidas, depois desta "aula de pintura" que o teu fantástico "olho para a fotografia" é fora do comum dos mortais.
Muitos, como eu, tiram milhares de fotos para conseguir "aquela" extraordinária, de vez em quando.
Poucos, como tu, fazem milhares de cliques extraordinários, para obterem um fraco, de vez em quando.
Como tripeiro de alma, coração, carne e osso que sou, não quero ficar atrás da CECI e venho enviar-te um luxuoso paquete carregadinho das mais belas flores e um transatlântico de beijos, em jeito de agradecimento por tudo quanto nos ofereces.
Henrique Samagaio

Sandra Rocha disse...

Já te tinha dito que gosto destas pinturas???????
Digo outra vez, adoroooooooooo
Beijokas.

Luna disse...

que delicia minha querida, estive a olhar com atenção até porque tambem gosto de pintura apesar de não saber pintar, dou umas pinceladas nas telas pois adoro mas não sei na verdade, e fiquei impressionada com a beleza parecem fotos tal é a perfeição adorei ver os pingos no bico do pato, adorei mesmo.
espero que esteja tudo bem contigo e com a tua mami.
beijinhos ternos

:.tossan® disse...

Vou dizer pouco hoje, as tuas fotos além de fantásticas são emocionantes e esta música mais ainda! Os reflexos são de uma beleza extraordinária. Beijo

Céci disse...

OLá Guga,

SE gostei da aula???? Adorei.

Sabes que as tuas fotos transmitem sentimentos? Ao olha-las elas passam algo de bom, tu fazes isso com um carinho enorme, e isso sente-se.

Estou a espera de novo tema, então???

Bjinhos

Céci

Laura disse...

Pintor de gabarito, mas que beleza. Eu morro por aprender e enquanto não o posso fazer, vou brincando com as tintas, pinceis e as mãos e já lá vão sete...

Tu tens algum pacto com o demo? é que as tuas fotos trazem cá uma emanação de cores que não sei como a máquina as consegue fixar tão belas...menina, só pode... estou a brincar, mas gostei muito das fotos e da abertura do blogue com o barco com o teu nome, não é todos os dias que se vê um assim.


beijinhos muitos, muitos, da laura