terça-feira, 12 de maio de 2009

HOJE FOI O FERIADO DE AVEIRO, 12 DE MAIO - DIA DE STA. JOANA






















Foto e lenda tirada da Internet:

Lenda de Santa Joana Princesa ou Santa Joana de Portugal

A princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade uma grande vocação religiosa.
Esta filha primogénita, apesar de ser obrigada a viver na Corte pela sua posição, afastava-se o mais possível de festas e convívios e passava grande parte do seu tempo a rezar e a meditar. A princesa era, dizia-se, muito bela e teve muitos pretendentes, entre estes muitas cabeças coroadas, mas a todos recusou alegando a sua intenção de se tornar freira.
Com a autorização real, entrou D. Joana para Odivelas, mudando-se mais tarde para o Convento de Santa Clara de Coimbra, mas acabando por resolver professar no Convento de Jesus, em Aveiro. Esta última decisão foi contestada tanto pelo rei como pelo povo, dado que o Convento de Jesus era muito pobre e, na opinião geral, indigno de uma princesa. Por outro lado, o povo discordava da vocação da princesa e não queriam que ela professasse. Perante tanta discórdia D. Joana decidiu não professar, mas declarou que usaria o véu de noviça para sempre e insistiu em ingressar no Convento de Jesus, vivendo na humildade e na pobreza e aplicando as rendas que possuía no socorro dos pobres. A sua caridade era tão grande que depressa ficou conhecida como santa. Mas a bela princesa adoeceu de peste e morreu em grande sofrimento.
Quando o seu enterro passou pelos jardins do convento deu-se um facto insólito: as flores que ela havia tratado em vida caiam sobre o seu caixão prestando-lhe uma última homenagem. Após este primeiro milagre, muitos outros foram atribuídos a Santa Joana Princesa, levando a que, duzentos anos depois, o Papa Inocêncio XII concedesse a beatificação a esta infanta de Portugal.

12 comentários:

Olhando o Sol disse...

Uma reportagem que para além de bonita pela qualidade e cuidado demonstrado na obtenção das fotos, contribuiu para mais uma página da história das nossas tradições que parecem teimar em cair no esquecimento...
Felizmente há miúdas interessantes como tu com um gosto fora de série pela arte de fotografar e pela ainda maior arte de descobrir amizades que mantêm vivos estes momentos.
"Santa Joana"... Ceeeerto! LOL
Beijinho, amiguinha do coração.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA ANA, BELÍSSIMA REPORTAGEM MENINA... SIMPLESMENTE SUBLIME AMIGA... ADOREI!!!
BEIJOS E ABRAÇOS DE MUITA AMIZADE E CARINHO,
FERNANDINHA

Persida Silva disse...

Quelle chance ma chère amie...gostei de ver estas novas fotos que tirastes la prise de vue est fantastique...perdão estou a escrever en françês, é o hábito peço desculpas. Agradeço pelas tuas visitas, vem quando quizeres. Recebe um beijo amigo.

Nuno de Sousa disse...

Ora que bela reportagem que a Ana aqui fez, deve ter sido um dia bem passado sempre a clikar pelas ruas da tua bela cidade... e que bela a história aqui que nos trazes, que não conhecia.
Bjs enormes em ti amiga e uma boa noite para ti,
Nuno

Céu Vieira disse...

Olá meu bem, boa noite!
As tuas fotos estão fantásticas! Estão mesmo bonitas, tu és uma crack em fotografia, parabéns! Estão com umas cores muito bonitas!
Também gostei de ver a festa, parece impossível, mas é verdade, acreditas que vivo aqui há 38 anos e nunca tinha visto a festa de Aveiro? Já te contei a versão do meu marido não já? Pronto, sem comentários...! Mas olha que achei bonito, fizeste bem mostrar-me. Obrigada amiguinha. Gosto muito de ti meu bem...tu és uma lutadora, e vais ser uma vencedora vais ver. Vou orar por ti minha querida amiga.
Que Deus te abençoe e te guarde e te ajude em todos os caminhos que tiveres de percorrer, nunca me esquecerei de ti nas minhas orações. Crê sómente! Está escrito na Biblia Sagrada: " Nao andeis ansiosos por coisa alguma, antes as vossas aflições sejam conhecidas por Deus em oração e súplicas dando por tudo graças a Deus". Não desanimes meu bem, vai em frente, temos um Deus por cima que vê tudo e sabe tudo e na hora certa faz justiça. Crê sómente e descansa Nele em nome de Jesus!
Orarei sempre por ti minha querida. Gosto muito de ti. Sempre te admirei muito e continuo a admirar, pela tua força, pela tua coragem, pelo teu ânimo, pela tua alegria de viver...és uma mulher com um M muito grande. "Adoro-te" amiguinha. recebe um abraço muito apertadinho e um beijinho do tamanho do mundo. Vai em frente querida, coragem....!!!! Tu és grande...! AMO-TE meu bem!
Beijinhos
Desejo que tenhas uma noite abençoada e um alegre despertar!
Força querida amiga! Farei força contigo também!
Beijinhos e abraços muito grandes

Ana Sofia V. Sousa disse...

Uma bonita reportagem!

Aqui Sexta começa as festas do Senhor Santo Cristo, espero conseguir boas fotos e fazer uma reportagem tbm :)

José Rasquinho disse...

Uma bela reportagem da festa, onde, para além das bonitas fotos, não faltou a lenda da Princesa Joana!
Sabes que só há pouco tempo conheci a sua história? e foi num progrma do Prof. Ermano Saraiva!
É bom que estas tradições não se percam!
Bjinho.

Agulheta disse...

Querida amiga. Olha ontem nem por aqui andei,tenho o marido doente. Adorei a tua reportagem,e belas fotos que aqui partilhas pelos que te querem bem os amigos,tens um jeito para capatar as fotos? estás a descobrir algo maravilhoso que é a fotografia,eu gosto muito.
Boa amiga beijinho no teu coração bom.
Lisa

Céci disse...

Que lindo Guga,

Aagora percebi pk faltou uma colega de Aveiro, rsss

Adorei as fotos, e a conhecer a vida da Stª Joana, não conhecia!

Bjinhos

Céci

poetaeusou . . . disse...

*
santa joana princesa,
,
obrigado pela partilha,
regredi uns anitos . . .
,
conchinhas serenas, deixo,
,
*

Marco Reis disse...

Fantástica reportagem!
Já fiquei a saber algo mais sobre Aveiro!
Cumps

PS:Aproveito para uma vez mais agradecer todas as assíduas visitas e comentários ao meu blog.

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!