domingo, 21 de junho de 2009

MARCHAS POPULARES - VAGOS


Decorreram ontem na Vila de Vagos, que fica mais a Sul da cidade de Aveiro, as Festas das Marchas Populares que desfilaram à noite.

Como fui fazer a visitinha habitual à minha “velhinha” e vi tudo enfeitado, não resisti passar lá, sem fazer uns registos fotográficos, mas tive azar. Foi a primeira e espero que seja a última vez que isso aconteça, porque para a próxima quero ver se não me meto nessas aventuras (digo eu).:-) Daqui a uns dias já esqueci e faço o mesmo, não vale a pena acreditar no que eu digo, porque a aventura é a minha paixão, mas prometo ter mais cuidado. :-)

Desci uma escadaria enorme que vai do Tribunal para os parques de jogos. A seguir existe uma estradita em saibro, depois uma encosta relvada, mas bastante íngreme (não sei como os trabalhadores conseguem cortar a relva, deviam ganhar subsídio de risco) que escorreguei, quando me aproximei da beirinha da mesma para fazer uma imagem com o zoom no máximo, e esta “kota" aventureira, foi parar a uma vala em terra, de águas pluviais lá em baixo.
Pronto bati com a cabeça numas pedras, não sei como, mas bati com o lado direito da parte lombar e o meu joelhinho direito ficou uma completa desgraça. O hematoma da zona frontal começou logo a aumentar e o meu triste “joelhinho” que tem andado em tratamentos de fisioterapia, com um hematoma e a sangrar.

- Que sorte que teve disseram duas meninas que apareceram logo.
Eu ri-me.
- Sorte, acham? Estou aqui que nem me posso levantar e dizem que foi sorte?
- Quer que chame o 112?
Levantei-me logo.
Acham? Estou cheia de pressa, vou já ao Lar onde está a minha mãe e peço gelo.
- Vá ali à Farmácia acima é mesmo em frente.
- Não minhas queridas, prefiro ir embora, já lá devia estar.
Com umas toalhitas de limpar as mãos que trazia na carteira, bem fresquitas, lá fui limpando o joelho e a cabeça até lá.
Pronto, mal entrei, vieram logo as empregadas socorrer-me com gelo, um saco plástico e uma toalha, para o frio não queimar.
Não ouvi ninguém rir, só eu, para a minha “velhinha” não ficar assustada, mas sabe Deus o que me doía!:-)
Hoje toda a família vai saber, basta lá ir um ter com ela, nem preciso comunicar a ninguém, ela faz o favor de transmitir tudo em pormenor, porque felizmente boa memória ela tem!:-) Mas é uma querida porque queria tocar-me na cabeça e no joelho mas não deixei para não a assustar. Quando ela foi ao lanche tive que me vir embora e fiz uma grande festa para ela pensar que eu estava já pronta para outra:-) E disse-lhe a frase do costume:

- Oh "garota" xau, porta-te mal, sim?
E Ela:
- Filha tem cuidado a atravessar a estrada sim?
A empregada que a levava pelo braço, com um sorriso "rasgado" disse-me adeus e para ter cuidado!:-)


Salvo erro foi ao captar uma destas imagens que "abalei" em grande velocidade:-)



Esta imagem foi captada com o "zoom" no máximo para poderem ver ao fundo o Rio Boco que vai desaguar na Ria de Aveiro e as Ruínas de um lindo Mosteiro que existiu há muitos séculos na Pedricosa,

http://www.portugalio.com/aveiro/vagos/sosa/pedricosa/

uma aldeia onde actualmente já foram construídas muitas vivendas. Existe nessa aldeia uma fonte que há muitos anos eu ia buscar água, dada a sua qualidade. Actualmente não sei, mas há uns anitos fui a esse local e havia um aviso da CM Vagos para não beberem daquela água, porque o lençol que a abastecia tinha sido contaminado por substâncias nocivas para a saúde.








Ao lado das tendas dos "comes e bebes" alguns jovens divertiam-se no campo de futebol improvisado, acho eu, nunca lá vi nenhum campo:-)





Esta imagem foi tirada horas depois do acidente e de muito longe em terreno bem firme. Conseguem descobrir as que foram antes e depois pelo número de pessoas que figuram no mesmo local:-)



Esta registei-a já toda "amolgada" o vício é terrível:-)
Depois de sair do Lar o autocarro já estava na paragem mas o motorista estava cá fora a fumar e perguntei-lhe: - Quantos minutos faltam?
- Dois minutos.
- Ok. Volto já:-)
Registei ainda algumas fotos mas deste sítio:


Mas se fosse necessário, quando "desmoronei" os Bombeiros estavam mesmo ali ao lado:-) Gostaria que reparassem no pormenor do símbolo dos BVV nesta imagem. O bombeiro leva ao colo uma menina. A mim não seria possível porque sou muito pesada:-)
Deixo aqui também uma palavra de agradecimento:
- Às meninas que me socorreram;
- À minha "prima" (Rolinha) que passava de bicicleta, e quando me viu com a mão na cabeça, parou na passadeira e quis logo saber o que se passava, com a sua simpatia. Hoje o pessoal todo da minha terra onde nasci e cresci, fica a saber:-) mas fora de brincadeiras notei muita preocupação comigo;
- Às empregadas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vagos pela sua ajuda;
- A todos os velhinhos e familias que os visitavam que me deram logo todo o carinho. Especialmente a um dos familiares que queria trazer-me a casa;
E por fim ao motorista do autocarro que esperou por mim para eu "experimentar" a máquina, que felizmente ainda não avariou desta vez:-)

Nota: Para quem acompanhava os Capítulos da Serra da Freita, e se não houver mais nenhuma festa aqui perto, será "publicado" a seguir:-)

17 comentários:

Agulheta disse...

Ana!Então menina como é,tens de ter mais cuidado onde pisas,a idade dos vinte passou,por vezes num pequeno tombo se arranja alguns problemas.Fiquei preocupada quando li,espero que melhores do teu joelho e cuidado,amanhã quando fores ao tratamento deves dizer aos terapeutas?agora vou sair,vou almoçar a casa da filha,logo espero saber noticias tuas.
Já nem vou falar nas fotos,estão lindas,mas por causa de as mostar a todos nós te magoas-te.
Beijinho doce,fica bem.

Lisa

Anónimo disse...

Excelente malho com uma bela dor e uma óptima indefinição......
:-S
Moça, que andas fazendo tu? Cá por mim conheceste algum fisioterapeuta giro e isso foi mais uma desculpa para ires lá mais vezes LOL!
Com isto tudo, e depois de os leitores do teu espaço me chamarem crazy uma tantas vezes, espero que as mazelas não tenham sido de monta e que a recuperação não seja mais que um par de pensos rápidos e meia-dúzia de fotos para esqueceres o susto.
Já nem digo nada em relação às fotos; é sempre uma delícia embarcar em teu olhar!
Beijitos,
Eu.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA PAULA... EXCELENTE REPORTAGEM...TODAS AS FOTOS ESTÃO SUBLIMES AMIGA... CUIDADO, ESPERO QUE JÁ ESTEJAS MELHOR... ABRAÇOS DE AMIZADE E CARINHO,
FERNANDINHA

Alguns Sonhos Vividos disse...

Pois é Ana, isso de ser curiosa e armada em paparazi dá nisso!
Espero que esteja melhor e que não tenha passado de um pequeno susto! Faça a fisioterapia como deve ser!
Quanto às fotos, ficaram muito boas! Antes e depois do "acidente"!
Beijokas e muitas melhoras!
Nádia

Leonor Varela disse...

Haja alegria as dores vêem e se vão

ma vida sem amar seria solidão,
Uma vida sem ternura seria cruel,
Uma vida sem confiança seria vazia,
Mas uma vida sem amigos não seria vida!!!

Um beijo e uma boa semana cheia de felicidade

Elvira Carvalho disse...

Amiga, quer-me parecer que você é como eu. Uma fanática da fotografia.
M
Lamento o acidente. E pergunto: Já está melhor?
Um abraço e uma boa semana

RETIRO do ÉDEN disse...

Ana,
Espero que brevemente te cures desse tombo. O bom "repórter" é assim mesmo...
Tenho saudades das tuas visitas pelo nosso modesto cantito...
A tua viagem e memórias fotográficas registadas estão uma delícia...
Espero que os Portugueses passem a viajar mais "Cá Dentro". e...ainda temos os Açores e Madeira...
Quanto á Melanie C...gosto muito deste tema. Obrigada por estes momentos que nos deste.
Bem-hajas,
Mer

Luna disse...

As fotos ficaram uma beleza, mas a menina não se pode entusiasmar tanto,
quando não sai asneira,olha se a tua mamã te visse assim,o que vale é que no fim não estavas sozinha pois apareceu ajuda.
espero que estejas a recuperar bem
Beijinhos

Ana Sofia V. Sousa disse...

Tenho andado ausente... a minha maquina está para o conserto :S


Mas está aqui uma bela reportagem fotográfica... como sempre aninha! :)

Céu Vieira disse...

Querida Ana Paula, vim só dar uma olhadela rápida e gostei do que vi, mas amanhã volto para ver melhor, tá bem?
Agora vou dormir, que estou super cansada. Ontem deitei-me às 2, 30 da manhã, hoje levantei-me cedo e fui a Piódão, lá para a Serra do AÇôr, para as bandas de Arganil. Estamos arrazados...depois conto-te melhor!
Parece que li que caíste? Não te magoaste muito, pois não? Assim espero.
Xau querida já nem vejo as teclas!!!!....
boa noite
Até amanhã se Deus quiser

Céci disse...

Aposto que esse "terno" n te assustou, rsss tu n vais resistir a sitios lindos, nem a festas, nem a nada, ng te para, diz lá se n é verdade, acho até que começaste a "viver" de uma outra forma é certo, mas a cada dia é uma descoberta.

Este é o primeiro dia do resto da tua vida... Conheces? Pois então...

((*_*)))

Bjinhos e contiua Kida Guga, mas sem "ternos", rsrs

Céci

tulipa disse...

Gosto de partilhar as minhas imagens e alguns sonhos vividos.

Só hoje descobri o seu cantinho, já deu p/perceber que é corajosa e vai até aos limites p/fazer uma foto, só que às vezes, o pé escorrega e pode dar mau resultado.
Espero que esteja melhor.

Se gostas de Mar vem ao meu blog "Momentos Perfeitos" ver o Mar de dentro de um navio.

Ou então, vem ao outro meu blog, pois:
Convido-te para vires ler uma história sobre o poder de sedução das cerejas.

Bom domingo.
Excelente semana.
Beijinhos.

Anónimo disse...

olá bom dia amiga espero que este seja bem melhor, do que aquele do terno, então que se passou olha que não é falta de aviso lembras?
queres sempre fazer tudo sozinha sem ajuda e vês no que dá?
as fotos estão bem tu é que não ficas-te nada bem tens que ter mais calma já estragas-te de novo os cromados e o joelho que andavas a tratar tens que tomar mais precauções no terreno por vezes engana e dá nessa queda que des-te as rápidas melhoras para novas aventuras mas com segurança por perto alguém que ajude a não caires ou para te preverir antes do acidente. beijinhos e as rápidas melhoras.

ErmeCipry disse...

Querida Ana, espero que já esteja melhor!

Bela reportagem e causaou-me alguma nostalgia..foi no Tribunal de Vagos na secretaria, que com 20 aninhos fiz estágio para entrar para a função publica..coisas do destino!!! fiquei-me pela privada!
Mas adorava Vagos...
Só que a menina cansada da Provincia... (patetice!!) concorreu para tudo o que era Comarca em Lisboa...entretanto conheceu um menino que vivia em Lisboa e tava mortinho para viver na Provincia!!ahahahahahah

Céu Vieira disse...

Olá Ana Paula, boa tarde!
Agora sim vi e li tudo!...
1º, as fotos estão fantásticas!!!!
É a minha santa terrinha e nem sabia que tem esse parque lá em baixo, onde era a piscina no meu tempo de jovem, mas é bonito!...
Toda aquela zona virada para o rio é muito bonita. Parabéns pelas fotos
Agora quanto à queda...é assim...
"p'ra cair basta estar de pé), o pior é depois, deves estar toda pisada, não?! Sabes que, cá a kota Céu, também é uma "sapoila", volta e meia, meia volta estrocega o pé e lá vai...puuuum, chão!... Vá lá, ainda não fiz estragos, mas algum dia estou sujeita, porque também sou muito aventureira! Sabes o que é? É nós não nos lembrarmos que já somos kotas... eheheh...depois olha, dá nisso!...
Bem...espero que estejas melhor querida amiga!
Diz alguma coisa!
Beijocas e xi grande

José Rasquinho disse...

Lição a aprender: "Nunca se espreita para o buraquinho sem primeiro ter os pés bem assentes!"
Minha amiga, espero que já tenha passado tudo, e, ainda bem que não foi na serra, pois a ribanceira era capaz de ser maior!!!!
Mas é a vida! O reporter dá a vida pela reportagem, e estas festas populares são sempre um motivo com muito interesse!
Bjinho.

Persida Silva disse...

Amiga Ana Paula, vi para te desejar uma boa tarde e uma boa semana. As fotografias estão que é uma maravilha, gosto mesmo.Beijos