terça-feira, 30 de junho de 2009

OLHANDO AVEIRO - CANAL DA FONTE NOVA


As traseiras destes prédios do lado esquerdo:

Olhando Aveiro - Canal da Fonte Nova


Ao longo de mais de um mês tenho passado por sítios encantadores, observo diferentes movimentos, e sempre no mesmo trajecto.
Acham possível? Tudo é provável nesta cidade que tanto admiro!
E perguntam vocês porque é que esta “alminha do Senhor” faz o mesmo trajecto?
- Porque eu “adoro” cair (e a vítima tem sido o meu joelho direito), não é só isso estou a “mentir” adoro frequentar a Clínica onde faço os tratamentos de fisioterapia, porque tenho lá a Guida, a... a Rosa, a … o Dr… que me mimam muito, então caio de vez em quando, para não sair de lá (não foi nada que a minha filhota me tenha dito). Não acreditam? Perguntem-lhe.:-) Não perguntem nada porque ela interna-me mas não é nesta ClÍnica.-:)
Mas não quero “perder o fio à meada” estava a falar desta cidade que já foi antiga, onde ainda existes ruínas, mas que tem progredido imenso ao longo das últimas décadas. Deve-se também esse facto aos activos autarcas e seus colaboradores que tem contribuído para que isso aconteça, independentemente da sua cor política.
No entanto deixo aqui a minha homenagem a um “rapaz” da minha geração o Dr. Alberto Souto que nasceu em 1958, filho de uma professora que conheci quando estudava na EICA e que foi Presidente da Câmara de 1997 a 2005.
Além de ser um homem bonito e simpático, pelo menos eu acho, deu uma “reviravolta” em certos sítios por onde passo todos os dias. Ah foi ele que também teve a ideia das BUGAS, já aqui falei delas (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) e hoje todos as utilizam para se deslocarem mais facilmente como por exemplo estudantes que chegam à estação e que não querem gastar dinheiro no autocarro, os nossos habitantes ao fim-de-semana, os que se deslocam para os empregos, os nossos jovens, e os turistas que diariamente querem conhecer todos os recantos lindos desta cidade maravilhosa!
Então venham lá comigo passar num sítio que fica perto da Clínica, o Cais da Fonte Nova, onde existe um Hotel, prédios muito modernos e a Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, actualmente o Centro de Congressos de Aveiro:
- Passeiem "miguinhos", divirtam-se muito, sim?:-) - Vai depressa "miguinho" eles já vão muito longeeeeeeeee. :-) A passarem as "ruínas". - Olhem para a direita meninos a Ria é mais bonita! - Já foram todos nas Bugas, mas foi bué de fixe!:-) É aqui debaixo que os patinhos se escondem e abrigam da chuva e do frio, sabiam? Não percebi o que este casal de patos estava a fazer alguem pode explicar? Que confusão de penas!:-) Também existem ruínas ainda:-(- Quer umas bolachinhas? - Não minhas lindas comi agora um bolinho, mas gosto muito dessas, tem uma geleia que gosto muito! - Sirva-se não faça cerimónia, se gosta, coma. - Já chega de doces minhas lindas, obrigada. (Não é que me apetecia?) :-) Também há "pombinhos a namorar não é só patinhos.:-)
E este mocito teria marcado encontro? Acreditam que não a vi chegar? :-) Não é que este safado assustou-se comigo!:-) Aqui esta "kota" sobe e desce estas escadas todos os dias. Vou ficar cheia de músculos nas pernas:-)
Estas flores que adoro enfeitam as imensas árvores que existem neste localOs "Kimboios" passam atrás do Centro de Congressos:-)
Neste prédio subo outras escadas e fico perto da Avª. Dr. Lourenço Peixinho, daí consigo ver a chaminé e não só:-)

16 comentários:

Olhando o Sol disse...

Orabemmente falando, eu só vim aqui pela única razão de nesta publicação se encontrar uma foto com uma automotora eléctrica de via larga da série 4000 de construção Fiat / Siemens que em condições “normais” se atira para lá dos 220 km/h (e ainda há quem pense no TGV, continuem lendo), mais duas onde se pode ver um exemplar da série 2240 (Sorefame / Alsthom) que em percurso urbano e suburbano, e até mesmo regional, vai até aos 120 km/h! Isto sim, o verdadeiro TGV Saloio (e também Tripeiro, Alfacinha e Alentejano, conforme o local onde for avistado)!
E agora tenho que comentar as fotos, não é? Chatice do caraças (“karasses shatysse”), mas já que vim aqui, certo?
Poisbemmente falando agora, e relativamentemente no que respeita acerca das fotos... Fizeste aqui uma excelente reportagem com uma bela cor e uma óptima definição do primeiro local onde vi a luz do dia em Aveiro. Novamente o teu olhar e a tua excelente disposição se tornam evidentes e apelativas, destacando o pequeno relato que intercalaste.
Sim, sim, “continua chamando-me assim...”, como diz a conhecida canção... Cá por mim descobriste mas foi algum Exmo. Snr. Gaijo lá na clínica e agora até te atiras ao chão só para não saíres de lá! LOL. Mas olha... Fica descansada no que toca à “outra clínica”, pois já lá fui tantas vezes bater à porta e nunca me deixaram entrar, e sabes que estou bem pior que tu... Portanto a tua filhota não se iria safar LOL !
Um passeio bonito, concordo plenamente, pois tive oportunidade de testemunhar isso mesmo. Mas ma minha humilde opinião de cidadão do povo, simples e eternamente ignorante mortal, aquele mamarracho é que está ali destoando por completo... Mas lá dizia o poeta, “outros valores mais altos se alevantam”...
Também fotografei a parte inferior de baixo dessa ponte pedonal para peões, só que a fotografia ficou uma porcarerda; enfim, ossos do ofício.
Grato por recordares e partilhares bons momentos.
Bêjos,
O Repórter Alentejano.

Céci disse...

Eu fico maravilhada com o que postas Guga! E não fazia ideia que Aveiro tinha tanta coisa linda, ou então es tu que pões beleza nas fotos que tiras.

Jés estou a começar a entender pk uma engenheira que trabalha cmg, estudou aí, e nunca mais saiu de Aveiro! Pudera!

Bjinhos m kida

Céci

Céu Vieira disse...

Olá meu bem!!!! Boa tarde outra vez, uma vez que ainda agora falamos pelo telefone.
Pois é...estas fotos, assim como outras que já publicaste de Aveiro estão lindas demais, merecem um video e uma apresentação em power point! Eu já estou a tratar da pps, depois da papinha feita, de tudo preparado é só fazer o video e pô-lo no youtube. Depois vais lá buscá-lo, é melhor assim, não dá para to mandar por email, porque fica muito pesado. Quando estiver no youtube eu digo-te, tá bem?
Continua assim Ana Paula com essa tua contagiante alegria de viver.
Beijocas grandes com carinho e admiração.

Anónimo disse...

que mais direi tudo muito bonito, lindas fotos magnificas, e dizes tu que não tens jeito nem sei o quê!
quero ver o que vem a seguir, pois estás sempre a supreender, com todos teus trabalhos fotograficos,
parabéns continua sempre com essa força, mas cuidado com as ravinas, para não esmorares os cromados bjs.
marinheiro

Marco Reis disse...

Fantástico Ana!
Que mega reportagem. Também gostei bastente desse local quando fui a Aveiro!
Cumps

Alguns Sonhos Vividos disse...

Querida Ana, mas que viagem fantástica partilhas connosco por Aveiro! Um dia em que vá a esses lados, espero uma visita guiada!
Bjokas grandes!
E hoje estou em casa cedinho..porque é feriado na minha terrinha! IUPI!
Bjos mais uma vez!

Chris disse...

Uma bela colecção de fotos.
Todos ficamos a conhecer melhor essa linda cidade.
Beijo amiga!

Nuno de Sousa disse...

Bem amiga qualquer dia recebes uma medalha de mérito na tua cidade, fazes uma bela divulgação de Aveiro, já deves fazer parte dos roteiros de turismo daí, pois mostras toda a beleza dessa cidade magnífica, as fotos estão cada vez melhor, estás a ficar uma bela foto reporter :-), devias mandar teu blog para a Câmara e até pedir a eles que te vão ajudando na divulgação de eventos etc
Tás em grande e a tua cidade agradece oq ue tens feito em prol dela...
Adoro aqui vir e um dia que vá para esses lados, tenho de me encontrar contigo...
Bom ter amigos como tu :-)
Bjs enormes deste amigo meio desaparecido mas que anda a fazer imensos workshops de fotografia e nem tempo tem tido para visitar os seus amigos... :-( olha vim hoje ehhehe
Nuno

RETIRO do ÉDEN disse...

Ana,
Como sempre...as imagens muito bem escolhidas e de ângulos que dão uma sensação fantástica...
Apetece mesmo ir reconhecer o local.

Não tens passado pelo "retirito" tem muitas coisas novas...

Tenho deixado sempre ou quase sempre comentários nestas tuas viagens... mas não tens partilhado com o "retiro do éden"...não tens gostado dos temas?

Beijinhos e boa viagem com belas fotos e muita saúde.

Mer

lis disse...

Oi, Ana,lindas fotos da sua Aveiro.Parabéns . Ainda nao conheço sua terra, mas gostaria porque tenho otimos amigos aí.Um dia , quem sabe?? obrigada pela visita lá no Flor de Lis. Te espero, sempre. Bjs

Agulheta disse...

Olá amiguinha!Na volta depois de uns pequenos dias em descanço,venho encontar fotos maravilhosas da tua cidade,onde contas aos permenores.Penso que se todos os presidentes de câmaras fizessem o seu trabalho em prol do cidadão e se deixassem de lavar a roupa suja,muita coisa mudaria para melhor.Gostei de saber,e ver e um dia vou logo direitinha a algum lado em Aveiro?.
Beijinho fica bem,e te cuida.

Jorge Monteiro disse...

Olá
É fantástica esta foto reportagem de Aveiro. Excelentes fotos.
Passe no meu cantinho, tem lá um mimo para si.
Beijinho

José Rasquinho disse...

Uma linda colecção de fotos dessa apetecível zona da cidade, que, apesar da fotografa andar a ficar toda "empanada" com tanta queda, não ficaram torcidas.
Quando gostamos das coisas conseguimos sempre descobrir nelas o que têm de bonito!
Bjinho.

Olhando o Sol disse...

Olá lindona, esta malta não me dá descanso LOL.
Por isso vai lá ao meu coiso buscar algo que também repassei para ti.
Bêjos.

Persida Silva disse...

blog está cada vez mais bonito as fotografias têem um encanto maravilhoso, minha amiga está defacto uma grande artiste, pois saber fotografar é uma arte também. Parabéns amiga Ana.
Beijooooo

Luna disse...

Estão uma maravilha as fotos, fizeste-me lembrar que há bem pouco tempo andei pela tua linda terra e foi por esses lados que andei,uma maravilha de passeio
beijinhos