sábado, 4 de julho de 2009

E ESTA HEM? :-)

Todos os mais velhos, conhecem esta expressão, que um jornalista e locutor da Rádio e Televisão utilizava quando encerrava as suas reportagens:

E ESTA HEM? :-)

Pronto, como gosto de pessoas com bom humor:-) (porque tristezas não pagam dívidas) hoje dedico esta mensagem do meu Blog a um grande Senhor da Rádio e da Televisão que nasceu na Rua do Carmo, em Aveiro, aqui a dois passos da minha casa, chamado FERNANDO PESSA:-)

Fernando Luís de Oliveira Pessa, frequentou a Universidade de Coimbra. Com o início da I Guerra Mundial, pensou tornar-se oficial de Cavalaria e tentou ingressar na Academia Militar, então denominada Escola de Guerra. O seu ingresso na Academia nunca se viria a concretizar.
Partiu para o Brasil, onde trabalhou numa companhia de seguros.
Em 1934, regressou a Portugal e inscreveu-se no concurso para admissão de locutores, da Emissora Nacional de Radiodifusão. Inesperadamente, acabou por ser um dos escolhidos e começou a trabalhar na rádio.
Cinco anos depois partiu para Inglaterra, onde trabalhou vários anos, primeiro na secção brasileira, depois na secção portuguesa da British Broadcasting Corporation (BBC), em Londres. Durante a II Guerra Mundial, continuou como locutor e repórter da BBC. Enquanto esteve emigrado em Inglaterra, Fernando Pessa conheceu Simone-Alice, uma brasileira também ao serviço da BBC, com quem casou.
Em 1947, regressou a Portugal, e ao contrário do que estava à espera, não regressou à Emissora Nacional. Voltou então a Londres e trabalhou no ramo dos seguros, até 1950
Nesse ano, participou no Plano Marshall, fazendo sonorização de filmes, documentários e programas de rádio, em português.
Em 1957, fez a primeira apresentação em directo dos funcionários da Radiotelevisão Portuguesa, que iniciava as suas emissões, a partir da Feira Popular, em Lisboa, actuais instalações da Fundação Calouste Gulbenkian. Manteve-se como colaborador da RTP e, só em 1976, já com 74 anos, ingressou nos quadros da empresa.
O seu trabalho foi sempre marcado pelo humor, mas com um grande sentido crítico também. Posteriormente reformou-se na sua actividade de jornalista, mas ainda produziu algumas reportagens para o Telejornal.
Quase todos o conhecem pela célebre frase:

«E esta hem!», com que encerrava as suas reportagens acerca de problemas do quotidiano ou factos insólitos com que se deparava, sobretudo na cidade de Lisboa.

Faleceu depois de ter completado 100 anos em 2002.


Então venham daí comigo, ver alguns registos que fiz na Rua do Carmo, a luz e as sombras de um fim de tarde (há 2 dias).
Também entrei na Igreja do Carmo, para fotografar e acabei por ficar a ouvir un grupo pequeno de Cristãos, nas leituras Bíblicas e Cânticos, e com quem dialoguei.

Para terem uma ideia entrei na Rua do Carmo às 19h30 e cheguei à porta de casa às 21h00. Mais propriamente uma hora e meia para percorrer 300 metros:-)

E ESTA HEM? :-)

Já repararam que olho tanto para a Lua? Está no quarto crescente, tem a forma de um D por isso dizem que a Lua é mentirosa. Acho que não é mentirosa, ela vai crescer, acreditem! Lá porque tem a forma de um D (de decrescente) vai passar a Lua Cheia e com ela vai chegar a minha Princesinha:-)Meti a chave na porta olhei para poente, para o lado das marinhas e junto à vegetação fiz o último registo deste dia 2 de Julho, perto das 21h00.

10 comentários:

Unknown disse...

excelentes photos, parabens

Ana Sofia V. Sousa disse...

Grande reportagem Anita!

Bem essa ultima está tao bonita! Até fez-me lembrar o Bolero

Céu Vieira disse...

Ana Paula, estão fantásticas as tuas fotos, como sempre, mas hoje estou profundamente triste....Morreu o meu visinho Filipe, com 21 anos de idade num acidente de moto!!!!!......Era filho do sr. António, filho da srª Carlota da Gafanha da BOavista, sabes quem é, não sabes? Aquele rapaz que não tem um braço, anda com ele sempre ao peito, que trata dos cavalos lá na Gafanha. Era uma joia de menino e de filho....Não consigo acreditar...!!!!
Beijinhos querida A na Paula!!!!
Vamos ver se consigo dormir em condições!

lis disse...

Oi,Ana, nesses tempos em que tem dominado dias dificeis( muita violencia),encontrar pessoas bem humoradas é um presente!
Fotos sempre belas , fotografar é também uma arte., vc está se saindo bem!
Um domingo "precioso" bjs

Alguns Sonhos Vividos disse...

Ana, estão lindas as fotos! A ultima ficou um espectáculo!
Estava sim um belo dia! E esta hein?!
Bjos. Nádia

RETIRO do ÉDEN disse...

Amiga,

Simplesmente lindo este teu post.

As fotos, a lua, esse pôr-de-sol!

Obrigada, por nos fazeres recordar esse maravilhoso comunicador português.

Que a tua "Princesinha" chegue em bem a este Mundo Terra.

Nunca mais passaste pelo "retiro do éden"...

Beijinhos,
Mer

Lilá(s) disse...

Faço uma vénia a tão bela reportagem fotográfica!
Lindo.

conduarte disse...

Minha linda Ana, por favor ONDE EESTÁ o selinhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo! Sou desligada disso, e só vejo aqui fotos MARAVILHOSAS de seu post muito lindo cheio de informações importantes e amostras lindíssimas de aldravas, janelas de ferrro, portas, grades, cantos, telhados, torres, igrejas, tudo lindo, nas cores, nas formas... tudo! tudo lindo ... isto é aveiro! E não entendi porque tirou sua foto do avatar???????


Triste foi mesmo perder um amigo, filho de amigos... Nenhum pai e mãe, merecem ver um filho morrer... Enfim... a vida é isso. Ora tristeza, ra alegria. Vai ser mesmo muito difícil para eles.

Meus sentimentos.

Um grande beijo, CON


Ah, linda a caminhada do seu conhecido jornalista.

poetaeusou . . . disse...

*
Fernando Pessa,
perseguido
por a verdade ser,
,
bonita homenagem,
,
a cidade
e a lua
feita sol-posto,
no poste,
da Ana .
,
Belas fotos,
,
conchinhas amigas,
te envio,
,
*

Anónimo disse...

olá Ana!
pois que mais direi só mesmo tu com toda esta beleza nas imagens como nas palavras escritas,fazes tudo de coração parabéns por tudo continua assim pois tu não sabes fazer de outra forma senão estares sempre pronta para ajudar um amigo seja ele quem for boa semana e as melhoras para terres forças para mostrar mais as tuas maravilhosas reportagens fotográficas.
marinheiro.