quinta-feira, 19 de maio de 2011

AVEIRO REGIÃO DOS OVOS MOLES


Aveiro - Região dos Ovos Moles

Nunca é demais publicitar a herança da tradição conventual aveirense, os famosos OVOS MOLES, um dos produtos mais conhecidos da região e da cidade de Aveiro.

Esta receita dos ovos moles foi adicionada no BE HAPPY há já muito tempo, quando o espaço foi criado.

Pois é queridos amigos, o tempo voa e no final deste mês, mais propriamente no dia 31 já vai completar TRÊS PRIMAVERAS:-)

E como em todos os aniversários há sempre docinhos, :-) neste tinha que haver os OVOS MOLES porque são da Região de Aveiro e foi o primeiro doce de origem conventual a ser qualificado no espaço comunitário e também o primeiro em Portugal.


Fica aqui mais uma vez a receita para os que não conhecem:

8 gemas de ovos ;
300 g de açúcar ;
60 g de farinha de arroz

Confecção: Leva-se o açúcar ao lume com um copo de água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C). Entretanto, dissolve-se a farinha de arroz em 1,5 dl de água fria. Adiciona-se o açúcar a esta solução e leva-se a mistura a cozer durante 5 minutos. Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se uma pequena porção deste preparado morno ás gemas. Misturam-se os dois elementos e leva-se tudo novamente ao lume para cozer as gemas e engrossar, até os ovos-moles terem a espessura desejada. Servem para rechear moldes de hóstia ou encher barricas de madeira. Antigamente, por uma questão de poupança, juntava-se aos ovos-moles arroz cozido ou farinha de arroz.

Essa prática é ainda hoje frequente, embora negada por todos os fabricantes de ovos-moles de Aveiro. Há também quem utilize a água de cozer o arroz sem ser lavado.
Podem servir-se, chegam para todos os que passarem por aqui:-)










6 comentários:

jose costa disse...

olá boa noite amiga Ana Paula!
encantador todo o teu trabalho, fico feliz por ver mais e assim os teus trabalhos partilhados com todos os amigos força ai amiga tudo de bom com muita saude, desejo-te um excelente final de semana bjs.

José Costa

FlorAlpina disse...

Imagens espetaculares!
Parabéns!
Obrigado pela partilha.

E dos ovos moles...nem digo nada!
Saudades de tudo o que é "nosso".

Bjs dos Alpes

Elvira Carvalho disse...

Que belo post Ana. As imagens são de rara beleza e a receita decerto muito útil para quem gosta de doces. Nunca fui a Aveiro, embora por lá tenha passado duas ou três vezes há mais de 20 anos.
Um abraço e bom fim de semana

lis disse...

oi Ana
Obrigada , já me servi e achei delicioso! e a receita copiadinha , rs
meio dificil ...
Adorei as fotos de Aveiro , sempre maravilhosas.
Tres anos de blog? é isso > parabéns, vamos comemorar no dia 31.
beijinhos

Fernando Santos (Chana) disse...

Excelente trabalho....
Cumprimentos

Agulheta disse...

Amiga Ana.Me desculpa de aqui não vir,mas tem de ser por outra via,não consigo entrar no painel do meu blog.Esta iguaria que aqui colocas é demais e bom!As fotos estão lindas,te vou enviar email para ver se me arranjas uma foto?.
Beijinho e tudo de bom