quinta-feira, 18 de junho de 2009

BATALHA DAS FLORES COM AS NOSSAS CRIANÇAS



Realizou-se hoje, nesta linda cidade de Aveiro, uma batalha das Flores que reproduziu uma festa realizada em 1936, cujo programa foi o seguinte:

O Agrupamento de Escolas de Aveiro vai participar no Programa de comemorações dos 250 anos de Aveiro com 1050 alunos do 1º ciclo com Batalha das Flores entre Cagaréus e Ceboleiros.

Trata-se de uma recriação de uma festa de Carnaval realizada em 1936 em Aveiro, uma Batalha de Flores, organizada pela corporação dos Bombeiros Novos.

Programa
14:00h – Concentração e saída dos alunos do Centro Cultural e de Congressos (antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos – Cais da Fonte Nova); Rua Carlos Silva Melo Guimarães, Av. Dr. Lourenço Peixinho;

15:30H – Concentração no Rossio e participação das diferentes escolas em palco

17:30h – Confronto dos alunos das escolas da freguesia da Glória, na Rua do Clube dos Galitos, com os alunos das freguesias de Vera Cruz e de S. Jacinto, na Rua João Mendonça (junto do canal central), para recriação da Batalha das Flores.

Lançamento de pétalas de flores pelos Bombeiros Velhos e Bombeiros Novos, do cimo da escada magirus (uma em cada um dos lados do canal) para a recriação da batalha das flores entre ceboleiros e cagaréus.

ADOREI FOI DE UMA BELEZA EXTRAORDINÁRIA!

Para os seguidores dos "CAPITOLOS:-)" da serra da FREITA, pedimos desculpa por esta interrupção o programa segue dentro de... (sou mesmo "kota" esta frase da TV já tem "barbas branquinhas". :-))





As nossas barriquinhas dos ovos moles, tão queridas!!!:-) Bigada lindas. Jinhos para as quatro:




Vieram na lancha de S. Jacinto para o Forte da Barra e depois de autocarro para Aveiro não foi?:-)


És um pescador da Ria de Aveiro? És muito simpático e os teus amiguinhos também:-)
Os alunos da Professorinha que dizia: - Meninos juntem-se mais para ficarem todos na foto:-)

Estão lindos!!! Adorei estes "safadecos":-)

Que olhos azuis tão bonitos, numa carinha tão linda. Digam lá que não.:-)





Adorei ver estes meninos tão amiguinhos uns dos outros. Que maravilha!:-)

Estavas muito linda! Jinhos:-)

Sabias que és um menino muito lindo?:-) Obrigada queridinho um jinho para ti.
Os Bombeiros também fizeram a festa, e devem-se ter divertido lá em cima a atirar as flores :-)

Além de seres muito bonita e simpática tinhas na cabeça uma grinalda com bonitas "margaridas" e não resisti. Jinhos Princesa:-)

Um grupinho de Professoras que ajudaram a tornar esta festa maravilhosa!:-)

Duas queridas muito simpáticas e com um lindo sorriso:-)

Ficava-te muito bem a flor que fizeste:-)
Não tinha reparado que a noiva tinha calçado as sandálias ao contrário:-). Jinhos para estas duas gracinhas.

Professorinha tinhas que ficar, gostei muito de ti sabias?:-)

Adeus meus queridinhos:-)

Obrigada amiga pela tua simpatia, estavas muito bonita com a flor no boné:-) Beijinhos

Um grupinho muito "fixe" !!! Desculpa lindinho da camisolita branca como sou meia "pitosga" cortei-te o bracito direito, esquerdo na foto, mas só fiz este "clique" e à pressa :-) Jinhos para todos:-)

Isso mesmo olhem para mim vocês são lindas!!! Jinhos:-)

Queridas esta é a penúltima. Estão lindas com o vosso traje. Bigada. Jinhos:-)
Adeus meus queridos até à próxima Festa das Flores. Vocês foram extraordinários com a vossa participação e que tornou a nossa cidade de Aveiro muitíssimo bela, cheia de cor e alegria!
O meu sincero agradecimento a todos os que manifestaram vontade de figurar neste Blog e aos simpáticos Professores que cooperaram comigo nestes registos
.
As flores foram com a maré e a Ria voltou a ficar sem a beleza das pétalas multicolores.

12 comentários:

Anónimo disse...

olá grande amiga Ana!
então não me falas-te nada destas festas do desfile queres as fotos só para ti?
ahahaaahhahah
estão bonitas e como sempre bem comentadas, desejo-te tudo de bom e um excelente final de semana mas falta mais fotos das anteriores das tuas viajens pela serra.

Anónimo disse...

Obrigada amiga ana pela foto da minha filha, com o farol!

Até sempre

Carla

Céu Vieira disse...

Olá Ana Paula, boa tarde!
Que bonita esta festa das flores em Aveiro!... Imagino como te divertiste! Está muito boa e bonita esta reportagem fotográfica. As crianças ficaram todas contentes de serem fotografadas, não?!
Beijinhos para ti, para as crianças e para as professoras!
Bom fim de semana para todas!!!!!!

conduarte disse...

Ana minha amiga querida daí de Aveiro que eu amo tanto!

A festa que você registrou é maravilhosa e tem um significado importantíssimo para o coração das crianças e história da cidade.

Quem dera todas as Guerras fossem de rosas... Quando será que o homem vai entender isso?

As fotos são muito lindas, demais! Só tem uma injustiça que você cometeu com um anjinho que aparece aí... Disse que a noivinha se equivocou e trocou as sandálias colocando-as nos pezinhos errados rsrrssrrs Observe que ela é tão elegante, magrinha que ela cruza as pernocas e portanto, a impressão que temos é essa, no entanto repare nos dedos dos pezitos dela... Os dedões não se encontram, portanto, ela estava atenta quando os colocou.

Tudo muito lindo e obrigada por sua visita em meu blog.

Bj, CON

Agulheta disse...

Ana! Muito linda a reportagem com as crianças,elas devem ser o futuro e a nossa esperança de um mundo melhor,tantas flores e cores,como eu gostaria de fazer parte desta união;bombeiros e crianças,gostei muito,se estivesse no local te atirava uma bela rosa de amizade.
Beijinho bfs da tua amiga

Lisa

:.tossan® disse...

Amiga Ana mais um show de postagem hein! Uma bela reportagem que me faz lembrar do passado, é já fui um garotinho! Beijo

Teresa Calcao disse...

Amiguita,
Valeu a pena deixares-me "pendurada" a mim e a Alice na pastelaria a meio do lanche,quando te anunciamos que algo se estava a passar na ria.....resultado?Uma excelente reportagem....e deixa la ainda vieste a tempo de acabar o chazinho e o bolinho e mais um palmo de conversa......LOL.....Lol!!!!!!
Beijinhos e um optimo fim de semana

Laura disse...

Tãoooo lindo que nem sei, nem nunca vi, fazer festas d epétalas de flor...adorei a das sandálias ao contrário, ó minha rica nina..e o andar deve ser pró desconfortavel..Todos lindos, todos diferentes e todos de coraçõezinhos iguais... Gostei de ver, algo que nem sabia que faziam..beijinhos da laura..

Anónimo disse...

Flores e crianças' Conjugam perfeitamente. Deve ter sido uma festa linda. Um beijo grande mina amiga.

Persida Silva disse...

Querida Ana, sempre estás a me felicitar mas; digo-te que tu es uma pessoa dotada de talento, fazes muito bem em ir te inscrever nessa escola de pintura, é na verdade uma boa idéia minha amiga. A dizer-te que gostei imenso das tuas fotos elas estão maravilhosas, estás de parabéns minha amiga, vou-te escrever via e-mail. Beijinhos amiga minha.
Persida

Alguns Sonhos Vividos disse...

Muito bonito mesmo, Ana!
Bonitas crianças e bonitas flores! Bjokas!

Céci disse...

Esta muito bonito, as fotos os comentários, tem cor, tem alegria, e sobretudo tem vida. Parabéns Guga por partilhares tudo isto connosco.

Bjinhosss

Céci