quarta-feira, 17 de junho de 2009

Capítulo 5º NA SERRA DA FREITA


Capítulo 5º NA SERRA DA FREITA

- Olha para o norte vem lá tanta chuvinha!
- Antes que chova vamos até lá ver as turbinas eólicas, onde existe a central, acho que estas chegaram através do Porto de Aveiro, mas tu é que deves saber não trabalhaste lá?
- Realmente vi muitas “pás” desses “bicharocos” no Terminal Norte mas dessa matéria sou mesmo leiga, já que o “meu negócio” era outro:-). Se o Sr. Engenheiro Cacho es..., sabes quem é?
- É o actual Presidente da APA.
- Pois é. Se o Sr. Eng. estivesse aqui ficava perplexo e pensaria, mas o que é que esta “desmiolada” fazia quando assistia às reuniões do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Aveiro?:-)

Deixo aqui o link que divulga o assunto de que falávamos:

http://www.portodeaveiro.pt/clip/fav.html



Já agora para quem gosta de saber de energia eólica:

Energia Eólica
A energia produzida pelo vento é um recurso energético natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, é especialmente rentável em locais com muito vento.
As diferenças de pressão atmosférica causadas pelo aquecimento diferencial terrestre provocam deslocação de massas de ar (vento), a deslocação destas massas de ar são influenciadas pelas condições atmosféricas (intensidade e direcção) por obstáculos e condições do solo. O aproveitamento da energia cinética do vento é efectuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. A este conjunto turbina-gerador é habitualmente chamado Aerogerador. Existem vários tipos de turbinas eólicas cujas diferenças incidem essencialmente na direcção do eixo de rotação (vertical e horizontal), forma e número de pás que constituem o rotor.

Perceberam? Eu também:-)
Vejam o tempinho tão escurinho:-)






Senti-me tão "piquinininha" ali em frente:-)
Vamos fugir?:-) :


Mas "como o prometido é devido" vamos lá aos animais que por lá encontrei "à solta", penso que vão adorar como eu.:-)














- O que é que faz? Faltou ao trabalho para vir tirar fotografias?
- Acha? Não amigo eu tinha muitas folgas e hoje tirei uma para vir aqui, sabe que lá onde trabalho não pagam as horas:-)
Não é pecado dizer uma mentirinha pois não? Acho que este rapaz extraordinário e muito simpático, que passa os dias ao frio, à chuva e ao calor não ia entender.















Adeus amiguinho, obrigada por tudo o que me relataste. Sabes, tive muita sorte, não passei o que tu passas nesse teu trabalho, mas só tenho "inveja" de ti numa coisa, é o de admirares todos os dias essas paisagens maravilhosas!
Cenas do último Capítulo:
Não vou dizer porque não vos vai passar pela cabeça:-)

(Continua)...

Atendendo à Festa das Flores, que irá ser realizada na cidade de Aveiro, no próximo dia 18 de Junho, o último Capítulo irá ser publicado posteriormente. Acreditem que vou cumprir, não ficam sem saber o desfecho:-)
Ana

13 comentários:

Anónimo disse...

olá de novo sem palavras cada dia que passa me deixas, sem saber o que dizer sobre os teus lindos trabalhos só posso dar-te os parabéns por tudo que passas as mensagens que descreves nas imagens e nas lindas paisagens, continua assim e com muitos trabalhos para partilhares com os amigos beijos.

Céu Vieira disse...

Olá Ana Paula, estão maravilhosas as tuas fotos, e mais dizes que estava tempo de chuva, faria se não estivesse!... Aquela zona para ali é toda um espectáculo!
Parabéns
Fico à espera do resto!
Beijinhos

Menina do Rio disse...

Que deleite! Tuas fotos são simplesmente um deslumbre!

Um beijo pra ti, Ana querida

Agulheta disse...

Ana Paula. Que beleza de reportagem fotográfica,a natureza deslumbrante,por aqui temos muitas coisas iguais,o parque éolico,e cavalos selvagens,um dia que queiras fazer outra reportagem é só apareceres,fica o convite!A vida de pastor é muito só e sombria,mas o seu olhar fixa a natureza em toda a sua planitude.
Beijinho boa amiga,fica bem.

Lisa

José Rasquinho disse...

Claro que a emntirinha só é má se prejudicar alguém! Estas não contam!!!!
Gostei de ver os "espanta pássaros" e todos esses animais vivendo a sua liberdade, como tu viveste a tua nesse belo passeio pela serra.
Bjinho, e cá fico à espera de mais fotos lindas no próximo capítulo.

elvira carvalho disse...

Lindas fotos. E o filme também. Não sei onde é a Serra de Freitas, mas tenho belas fotos em algumas das serras deste País. Principalmente Estrela, Gerês, Lousã, Marão Arrabida e Caldeirão.
E ainda em menores, como Arouca, S. Macário, Caramulo, Buçaco. E algumas delas são de rara beleza.
Um abraço

Sil disse...

Olá, tudo bem?
Meu nome é Silvana(Sil) e gostaria de lhe dizer PARABÉNS!!!!!!Adoro pessoas inteligentes e bem humoradas.Adorei seu Blog.Lindo...lindo..lindo...Leve, descontraido e com um bom conteudo!
Convido vc a visitar o meu Blog e da minha amiga Deia Também
http://www.depoisdodiva.blogspot.com/
Sou psicologa e vou adorar ler seus comentarios por lá.
Bjs e boa semana!
Sil

elvira carvalho disse...

Bem me queria parecer que conhecia. O meu pai era de S. Pedro do Sul, e esta é a zona do País que melhor conheço. Claro que é uma zona montanhosa e há por ali muitas serras, mas eu não conhecia pelo nome. Conheço Arouca,o rio teixeira, o Vouga, as pedras parideiras, a Mizarela ou Mijarela, a Grelheira, a Senhora do Castelo, o S. Macário, a aldeia da Pena, o Parque do Pisão,ou Carvalhais, as termas etc... etc... etc...
Um abraço e obrigada pelo esclarecimento
Um abraço

poetaeusou . . . disse...

*
grato pela eólica lição,
grato pelo show fotográficom
grato pela tus sensibilidade,
,
conchinhas de amizade, deixo,
,
*

Laura disse...

Olá, entei aqui surpresa, pela porta do Mar de chamas...
Mas que belas fotos, o panorama é muito meu conhecido, na terra dos meus avós também há montes assim, cabras, pastores, enfim, é lindo de se ver, mas, nem levaste uma marradinha de algum bode? é que eles por vezes são agressivos, eu já vi isso acontecer, e, fugi a sete pés, era ainda miuda, mas, ao pé deles já não me apanham..Um beijinho e linda prosa. laura.

Liar disse...

Cada dia que passa eu fico mais encantada, agora alem das fotos linda e comentários, tas uma mestra nas energias renováveis,muito bem gostei de ler de ver e da forma como tu falas com as pessoas e das pessoas.

Umbjinho grandeeee Guga!

Céci

Persida Silva disse...

Querida amiga Ana, como tu es para mim espécial, vê lá tu que pensava sempre em ti cara amiga. Gostei muito de ver as tuas fotos elas estão fantásticas estás de parabéns. Envio-te beijinhos com muita amizade.
Persida

Persida Silva disse...

Amiga Ana, cá estou já te enviei ontem um correio e hoje já te postei com este dois comentários para te dizer que cá estou com saudades tuas amiga. Beijos minha amiga.