segunda-feira, 15 de junho de 2009

Capítulo 4º FINALMENTE NA SERRA DA FREITA

Neste local existem muitas cruzes em pedra de granito será para fazerem os "Passos" na altura da Páscoa? Não havia ninguém para perguntar:-) :

Capítulo 4º. Finalmente na Serra da Freita a serra mais alta do Distrito de Aveiro com 1 085 metros de altitude.

"Faz parte do Maciço de Gralheira, juntamente com a Serra da Arada (1057 m.) e do Arestal (830 m.), ultrapassando alguns dos seus cumes os 1000 metros de altitude. Ao longo da sua vasta extensão, para além de muitos outros atractivos, pode deparar-se com a Frecha da Mizarela, a secular capela da Sra. da Lage, o fenómeno único das Pedras Parideiras, a Portela da Anta e algumas das aldeias mais características da região, como a Castanheira, Cabreiros e Cando.
A Serra da Freita alberga, no seu seio, espécies faunísticas e florísticas raras, algumas mesmo em vias de extinção. O coberto vegetal predominantemente constituído pela urze e pela carqueja, e nas zonas de encosta, por pinheiros, carvalhos, medronheiros e azevinho, protege o lobo ibérico, o javali, a águia de asa redonda, o gato-bravo, entre outros.
Para além do rio Caima, nascem nela múltiplos ribeiros de águas cristalinas que, vencendo abismos e serpenteando montes, vão engrossar os caudais do Paiva e do Arda."
Capela da Srª. da Lage
É um Coreto, penso que sim:-)
Umas "alminhas" feitas num rochedo



- Então?:-)

- É realmente muito belo, ultrapassou as minhas expectativas. Até parece que estou na Serra da Peneda no Gerês, fui lá há dois anos, também adorei. Por coincidência estava um dia triste, apanhamos muita chuva, espero que aqui isso não aconteça, tenho esperança que não.:-)

E chegamos ao sítio principal onde existe um miradouro e fotografei a Frecha da Mizarela, e daquele local (a poente), apesar do tempo encoberto, consegui ver uma mancha azul ao longe entre o céu e a terra, era a Ria de Aveiro.


Fiquei tão escura? Devia ter passado uma nuvem negra:-)

Aqui está a famosa Frecha da Mizarela:-)





Algumas fotos tiradas com a minha Sony antiga para acabar com a memória, já faltava pouquito:-)






Acabou a memória, da máquina claro:-)



As lindas urzes que adoro!

Não dá para imaginar o que é ver estas lindas flores ao natural, e há imensas naquela Serra
Os animais vão ficar para o próximo Capítulo sim? Vejam só este bezerro a mamar e este cavalinho, pensam que estão presos? Não meus amiguinhos andam à solta e aqui esta "aventureira" foi bem pertinho deles:-)


Esta seta é para quem é jovem, entendem?:-)


Ei-los aqui de regresso, pensam que vinham estafados? :-)

Era um grupo de alunos de uma Escola Secundária de Espinho, e que foram fazer uma visita de Estudo. Alguns já iam "cansaditos" de trocarem mensagens e falarem ao telemóvel, foi o que a professora disse está bem?

Agora uma observação minha, se não ouvisse até pensava que seria mentira, depois não querem que os alunos sejam "chatinhos", já vinham de regresso, penso que já teriam terminado a visita e só porque assisti a alguns alunos a falarem e trocarem mensagens ao telemóvel, porque naquela zona já tinham rede, uma das professoras deixou escapar a sua intransigente autoridade num tom austero a repreender, que me desagradou muito.
Se eu fosse uma das alunas respondia-lhe no mesmo estilo.:-)

(Continua...) Será que o tempo vai ajudar?
Ana

Olhem o céu tão escurinho! :-(

9 comentários:

Liar disse...

Linda conheço a Serra, não trouxeste nenhuma pedra parideira? rsrs

Vou voltar porque é linda esta sequência de fotos.

Parabéns amiga Guga e fotografa ((*_~)))

Bjinhosss

Céci

Ana disse...

Esta "garota" passa-se às vezes!:-) E tu pensas que eu ia lá abaixo buscar alguma pedra? Só fui para zonas seguras.
Não digas nada a ninguém mas tive um "tadito" de medo.:-)
Jinhos minha Céci Liar, minha talentosa poetisa:-)

Eu oh! disse...

Adoro.te sabias?! rsrs

Olha deixei um bjinho e gostava que lesses, vem...

Eu oh!

Anónimo disse...

olá amiga Ana Paula!
que mais poderei dizer, tu não páras, pois dia para dia me deixas sem palavras, lindas e dia para dia mais e mais bonitas tens um magnifico trabalho, que mais se vai seguir que mais vais fotografar para nos mostrar as tuas qualidades, tanto de mulher, amiga e fotografa, pois fico aguardar mais e bonitas fotos e belos comentários descreves tudo ao promenor. bjs.

Agulheta disse...

Ana Paula! Lindo a sequência de fotos,que nos regala o olhar,não conheço esta serra,na pedra das "parideiras" já ouvi falar,por agora não preciso da pedra?eheheh,quando quiseres visitar o Gerês novamente diz, vens e ficas por aqui em casa e depois vamos ver,e captar na máquina os teus olhares da bela natureza.
Beijinho doce.

Lisa

Nuno de Sousa disse...

Começando pelo fim acho que sim o tempo ajudou :-)
Bem... mais uma bela reportagem por aqui para nos fazer inveja pois claro... foi um agradavel passeio sem duvida até nós que estamos deste lado estamos a gostar de ver qto mais estar no local, não conhecia tanta beleza por estes lados e que me deu uma forte vontade de conhecer... pois claro.
Continua e sem chuva ok, é que não trouxe o guarda chuva... e máquinas à chuva não obrigado :-)
Bjs em ti,
Nuno

Faria disse...

Ò querida amiga, fico sem palavras quando a natureza sublime e ainda tão pouco humanizada (consporcada) me invade a alma.
Para sobrevivermos ela nos dá tudo, mesmo onde nos parece mais agreste.

Lindo!

O Repórter Alentejano disse...

O tempo (cronométrico, não meteorológico) tem andado cada vez mais agreste, de modo que deixo aqui a promessa de comentar - ou pelo menos tentar - esta tua odisseia à altura do que mereces. E acredita que vou ter um árduo trabalho LOL
Mas era imperioso deixar-te um beijinho - digamos que até uma necessidade - de modo que numa pequena pausa do torra-miolos aproveitei para respirar um pouco aqui neste teu espaço, o paraíso ao alcance de todos.
Até posso adaptar um antigo spot publicitário já não me lembro de quê nem interessa e dizer "Vá para fora onde quer que se encontre visitando o blog da Ana Paula" LOLOLOL
Bêjos! :-D
O Repórter Alentejano.

José Rasquinho disse...

Mas que belos passeios andas a fazer agora!!!!
Agora é que é aproveitar, e o risco do S. Pedro não colaborar até dá mais emoção!!!!
Uma bela reportagem, que, ao que parece, ainda é só o princípio, pois falta a bicharada...!
É claro que o nosso almoço não está esquecido, mas, pelo que vejo, vou ter que avisar com muita aintecedência.
Está dependente de algumas coisa; eu aviso logo que saiba!
Bjinho.